Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Boris Casoy assina contrato e apresentará o "RedeTV News"


Boris visitou a redação e conheceu alguns dos profissionais que integrarão sua equipe (Foto: Divulgação)

A RedeTV! anuncia a contratação do jornalista Boris Casoy como novo âncora do RedeTV News. No início da tarde desta segunda-feira (10), o profissional esteve na sede da emissora, em Osasco (SP), para a oficialização do acordo. Na ocasião, Boris visitou a redação e conheceu alguns dos profissionais que integrarão sua equipe já a partir desta semana, quando inicia suas atividades no canal.

A estreia de Boris Casoy no RedeTV News está marcada para a próxima segunda-feira (17), ao vivo, às 19h15. Dividindo a bancada com Amanda Klein, ele trará notícias do Brasil e do mundo para os telespectadores do principal telejornal da emissora.

“É um novo desafio e eu vivo de desafios. Aos 75 anos, está renascendo em mim o Boris de 15 anos. Eu chego aqui com muita garra, muita vontade, sem abdicar dos princípios de apartidarismo, de independência e de busca da qualidade da notícia, da informação e da opinião”, comenta Boris.

Conhecido por emitir suas opiniões em rede nacional e por famosos bordões, Boris Casoy traz para a RedeTV! sua bagagem de mais de 60 anos de carreira. Atuante no Jornalismo desde a adolescência, ele passou pelo rádio e foi editor-chefe de um dos maiores jornais impressos do país, chegando à televisão em 1961. Desde então, esteve no comando dos principais telejornais da TV aberta, como o ‘Jornal da Noite, na Band, seu último trabalho antes de assinar com a RedeTV!.

Para Franz Vacek, superintendente de Jornalismo e Esportes da emissora, a chegada de Boris Casoy reforça a estratégia do canal de aprimorar o núcleo de Jornalismo em 2016, investindo na contratação de profissionais experientes e reconhecidos no mercado. “É o fortalecimento do Jornalismo. Ganha o RedeTV News, ganha o departamento de Jornalismo, em credibilidade, em prestígio. Nosso objetivo é promover essa troca de experiências e aprender a cada dia com um profissional como o Boris Casoy”.


Estadao

Unicamp desenvolve colírio para evitar perda de visão em diabéticos


(Foto: Danilo Verpa/Folhapress)

Um grupo de pesquisadores das faculdades de Ciências Médicas (FCM) e de Engenharia Química da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveu um colírio para a prevenção e combate da degeneração gradativa que ocorre com frequência nos olhos das pessoas com diabetes, a chamada retinopatia diabética.

"A grande vantagem desse achado é o fato de não ser invasivo. Por ser tópico não implica em riscos e cria uma barreira contra as alterações neurodegenerativas que afeta os diabéticos", explicou a pesquisadora da FCM Jacqueline Mendonça Lopes de Faria.

A cientista disse que a descoberta foi feita a partir de uma pesquisa que já dura cerca de duas décadas. "É consequência de um estudo de 20 anos para entender o mecanismo de ataque das células nervosas e de irrigação sanguínea no tecido ocular."

De acordo com a pesquisadora, por causa da hiperglicemia - excesso de açúcar no sangue no organismo dos diabéticos - vários órgãos podem ser comprometidos. Em cerca de 40% dos casos, o diabetes leva a complicações na retina provocadas pelo efeito tóxico da glicose. O sistema nervoso e vascular da retina passam a ter alterações progressivas que podem levar à cegueira.

"Isso ocorre, muitas vezes, justamente no momento em que a pessoa está em idade ativa."

Atualmente, o tratamento da retinopatia diabética é feito com opções invasivas, como a fotocoagulação com laser, injeções intravítrea ou mesmo cirurgia. A expectativa dos pesquisadores da Unicamp é que, além de servir para a cura da retinopatia diabética, a descoberta dessa tecnologia possa ser benéfica também no tratamento de outras anomalias da visão, como o glaucoma.

Eficácia

Testes em laboratórios da Unicamp comprovaram a eficácia da fórmula. No entanto, antes de ser transformado em medicamento para a distribuição e comercialização, o colírio tem de ser submetido à fase clínica de tetes, com os ensaios em seres humanos. Ainda não há previsão de quando isso vai ocorrer porque os testes dependem do interesse de empresas em fazer o licenciamento da tecnologia junto com a agência de inovação da universidade, a Inova Unicamp.

No teste com os roedores, não foram observados efeitos adversos e o colírio mostrou-se eficaz na proteção do sistema nervoso da retina.

Também participam da pesquisa a professora Maria Helena Andrade Santana; a pesquisadora Mariana Aparecida Brunini Rosales e a aluna de mestrado Aline Borelli Alonso. Os estudos receberam financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério de Educação.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário