Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Mantega é preso na Arquivo X, nova fase da Lava Jato


Operação atinge cinco estados e o Distrito Federal (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Policiais estão neste momento na casa do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, em São Paulo.

Mantega tem mandado de prisão contra ele. O ex-ministro não estava em sua residência. Ele está no Hospital Albert Einstein, onde acompanha a mulher em uma cirurgia.

O ex-ministro Guido Mantega foi preso.

Mantega é suspeito de atuar para arrecadar propinas para o PT em 2012 em contratos de duas plataformas, P67 e P70.

A Federal cumpre mandados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal. Em São Paulo, há 7 mandados de busca e apreensão, sendo um em Sorocaba, e dois de prisão.

As equipes policiais estão cumprindo 49 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão, 08 mandados de prisão temporária e 08 mandados de condução coercitiva.

Aproximadamente 180 policiais federais e 30 auditores fiscais estão cumprindo as determinações judiciais em cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

Nesta fase da operação policial são investigados fatos relacionados à contratação pela Petrobrás de empresas para a construção de 02 plataformas (P-67 e P70) para a exploração de petróleo na camada do pré-sal, as chamadas FSPO´s (Floating Storage Offloanding).

Utilizando-se de expedientes já revelados no bojo da Operação Lava Jato, fraude do processo licitatório, corrupção de agentes públicos e repasses de recursos a agentes e partidos políticos responsáveis pelas indicações de cargos importantes da estatal, empresas se associaram na forma de consórcio para obter os contratos de construção das duas plataformas muito embora não possuíssem experiência, estrutura ou preparo para tanto.

Durante as investigações verificou-se ainda que, no ano de 2012, um ex-ministro da Fazenda teria atuado diretamente junto ao comando de uma das empresas para negociar o repasse de recursos para pagamentos de dívidas de campanha de partido político da situação. Estes valores teriam como destino pessoas já investigadas na operação e que atuavam no marketing e propaganda de campanhas políticas do mesmo partido.

São apuradas as práticas, dentre outros crimes, de corrupção, fraude em licitações, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O nome “ARQUIVO X” dado à investigação policial é uma referência a um dos grupos empresarias investigados e que tem como marca a colocação e repetição do “X” nos nomes das pessoas jurídicas integrantes do seu conglomerado empresarial.

Nos casos dos investigados para os quais foram expedidos mandados de condução coercitiva, estes estão sendo levados às sedes da Polícia Federal nas respectivas cidades onde foram localizados a fim de prestarem os esclarecimentos necessários. Os investigados serão liberados após serem ouvidos no interesse da apuração em curso.

Quanto aos investigados com prisão cautelar decretada, tão logo sejam localizados eles serão trazidos à sede da Polícia Federal em Curitiba onde permanecerão à disposição das autoridades responsáveis pela investigação.

Estadão Conteúdo


Identificado o corpo de jovem atropelada na madrugada deste domingo em Juazeiro


Valéria de Freitas do Nascimento foi encontrada agonizando após ser atropelada ou ter caído de uma motocicleta (Foto: Reprodução)


O corpo de uma jovem que se encontrava desde a manhã de domingo em uma das gavetas na geladeira da Perícia Forense de Juazeiro do Norte foi identificado na tarde desta quarta-feira. Trata-se de Valéria de Freitas do Nascimento, de 23 anos, que residia na Rua São Bento, 1086 no bairro Franciscanos em Juazeiro. O mesmo já tinha sido necropsiado e, ontem mesmo, foi entregue a família para providenciar o sepultamento.

No final da madrugada do último dia 18 ela foi encontrada agonizando após ser atropelada ou ter caído de uma motocicleta quando o SAMU foi acionado e a socorreu ao Hospital Regional do Cariri. Pouco depois, morreu em virtude de traumatismo craniano e o corpo foi recolhido pelo rabecão para a PERFOCE sem qualquer documento que pudesse identificá-la. Caberá a polícia descobrir o local, investigar as causas do acidente e com quem Valéria esteve.

Ela morava com sua mãe, mas gostava muito de festas e até costumava a ficar dias ausentes do lar na casa de amigas. Dessa última vez saiu no sábado e não mais retornou. Após ouvir constantes apelos através da Rádio Vale FM sobre uma jovem sem identificação do IML, parentes foram até lá e reconheceram a mesma. Após o corpo descongelar, será submetido a uma tanatopraxia e o sepultamento acontecerá na tarde desta quinta-feira.////Fonte:
.miseria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário