Subiu para 23 o número de servidores estaduais da Segurança Pública assassinados,
neste ano, no Ceará. Agora, são 19 policiais militares, dois policiais civis e dois agentes penitenciários que perderam a vida em homicídios e latrocínios. A mais recente vítima foi um sargento PM reformado, de 68 anos, executado a tiros, na tarde desta quinta-feira (8), no Município de Morada Nova, na região do Vale do Jaguaribe (a 163Km de Fortaleza). Os assassinos estão foragidos.
O crime ocorreu por volta de 14 horas, quando o sargento da Reserva, José Adaílson Ferreira do Nascimento, foi atacado e atingido com três tiros por bandidos durante uma tentativa de assalto. O crime ocorreu na localidade de Felipa de Cima, na zona rural de Morada Nova.
O PM se encontrava na porta de um clube de festas do qual ele era sócio-proprietário junto com um irmão. Os criminosos teriam chegado ali em duas motocicletas e anunciaram o roubo. Ao tentar reagir, Adaílson, conhecido por “Dadá da Felipa”, foi baleado no peito, na virilha e nas nádegas, sofrendo uma grande hemorragia.
Ainda de acordo com a Polícia, os assassinos fugiram sem nada levar, desaparecendo rapidamente sem que fossem identificados. Eles usavam capacetes para impedir um eventual e posterior reconhecimento caso fossem detidos.
Em estado gravíssimo, o policial militar chegou a ser encaminhado ao Hospital Municipal de Morada Nova, enquanto era providenciada sua transferência para Fortaleza em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Mas, não houve tempo para isto. Quando a aeronave chegou àquela cidade, o PM já estava morto.
Números recordes
Com a morte do sargento Adaílson, subiu para 38 o número de policiais civis e militares e agentes penitenciários assassinados no Ceará em apenas um ano e nove meses da gestão de Camilo Santana (PT) à frente do Governo do Estado, um recorde na história cearense. No ano passado, foram 15 agentes mortos. Agora, em 2016, mais 23.
Veja a lista completa dos servidores da Segurança Pública mortos entre 2015 e 2016 no Ceará:
POLICIAIS e AGENTES PENITENCIÁRIOS MORTOS NO CEARÁ EM 2015
01 (14.01) – SAMUEL RODRIGUES TABOSA, soldado da PM, morto em tentativa de assalto na porta de casa, no Conjunto Prefeito José Walter.
02 (28.01) – TONY ÍTALO LIMA PINHEIRO, inspetor da Polícia Civil, baleado em uma tentativa de assalto na Rua Monsenhor Salazar, no bairro São João do Tauape. Morreu três dias depois.
03 (02.03) – SELBIANO FREIRE BARROSO, soldado PM morto em um assalto nas dependências de um cartório no bairro Maraponga.
04 (08.06) – ANTÔNIO MÁRCIO RIOS DE SOUSA, inspetor da Polícia Civil, morto a tiros por bandidos durante assalto a uma lan house no bairro Monte Castelo , em Fortaleza.2
05 (12.06) – MARIA GORETE DE OLIVEIRA, inspetora da Polícia Civil, assassinada a tiros por um assaltante na Avenida José Leon, no bairro Parque Manibura.
06 (24.06) – DOUGLAS DOS SANTOS SILVA, soldado PM, assassinado por bandidos na Rua Riacho Doce, no bairro Mondubim. Caso sob investigação
07 (31.07) – JESSÉ DE MOURA FREIRE NETO, subtenente PM assassinado durante uma tentativa de assalto no Centro de Fortaleza.
08 (03.08) – LUCIANO TAVARES SIMÕES, sargento PM, 64 anos, da Reserva, assassinado e tem o corpo carbonizado na cidade de Russas.
09 (14.08) – CÍCERO SOARES, soldado PM, faleceu em decorrência de tiros sofridos aos reagir a um assalto em um supermercado na cidade de Barbalha, no dia 4.8.2015
10 (29.08) – JOÃO AUGUSTO DA SILVA FILHO, ex-sargento PM, conhecido por “Joãozinho Catanã”, assassinado, a tiros, na porta de sua casa, no bairro Dom Lustosa. A Polícia suspeita de vingança. Ele era suspeito de chefiar uma milícia ligadas à vigilância clandestina.
11 (08.09) – LUÍS GOMES PLÁCIDO, 54 anos, sargento da Reserva da PM assassinado a golpes de faca em um suposto crime passional na localidade de Garrote, no Município de CAUCAIA. O acusado, Fernando Antônio Sousa Dias, preso em flagrante.
12 (08.10) PAULO ROBERTO COSME BEZERRA, 44 anos, escrivão da Polícia Civil do Ceará, lotado na Delegacia Municipal de Pacajus, foi assassinado, a tiros, quando se encontrava em um restaurante na Avenida Washington Soares, no bairro Messejana. Suposta pistolagem.
13 (11.11) – VALTEMBERG CHAVES SERPA, Soldado da Polícia Militar, destacado no 16º BPM (Messejana), foi morto, com um tiro na cabeça, durante uma tentativa de assalto no campo da Uniclinic, no bairro Lagoa Redonda.
14 (14.11) – JOSÉ MARQUES FERREIRA, Cabo da PM, destacado no Tribunal de Justiça do Estado, tentou intervir no assalto a uma agência lotérica e foi morto a tiros. Crime ocorreu na Avenida Lineu Machado, no bairro João XXIII, em Fortaleza.
15 (31.12) – ANTÔNIO ROBÉRIO DE OLIVEIRA, Policial civil do Distrito Federal, cearense. Foi assassinado, a tiros, ao reagir a um assalto em BEBERIBE, onde passava férias com a família. Bandidos atiraram contra o agente.
POLICIAIS E AGENTES PENITENCIÁRIOS MORTOS NO CEARÁ EM 2016
01 (07.01) – HUDSON DANILO DE OLIVEIRA, policial militar, soldado, baleado por assaltantes durante uma ocorrência de roubo em uma fazenda na zona rural de Jaguaretama.
02 (19.01) – BENEDITO GOMES ASSUNÇÃO, subtenente, baleado e morto durante uma briga de trânsito na cidade de Juazeiro do Norte. Dois suspeitos do crime foram presos.
03 (28.01) – JOSÉ EUDES DA SILVA MONTE, policial militar, na graduação de sargento, morto a tiros durante assalto a um coletivo no bairro Conjunto Ceará.
04 (12.02) – AUGUSTO HERBERT FÉLIX, policial militar, destacado no BPRaio, morto numa tentativa de assalto na Travessa Santo Amaro, no bairro Pici.
05 (19.02) – CARLOS HERBÊNIO ALMEIDA BEZERRA, subtenente, comandante do Destacamento da PM na cidade de Jaguaretama. Morto por bandidos quando fazia cooper.
06 (06.04) – ÁLISSON PAULINELLI MEDEIROS DE MENDONÇA, policial civil (inspetor), assassinado por bandidos durante uma tentativa de assalto no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. Ele matou um dos ladrões.
07 (18.04) – FRANCISCO WELLINGTON DA SILVA, policial militar, subtenente da PM, morto a tiros durante assalto dentro da agência do Bradesco de Pacajus.
08 (24.04) – MARCELO ANDRADE VIANA, policial militar (soldado), destacado na Cavalaria, estava em Licença para Tratamento de Saúde (LTS), morreu numa troca de tiros com colegas de farda, na Barra do Ceará. Atirava no portão da casa da ex-esposa e reagiu na chegada de uma patrulha do Ronda do Quarteirão. Morte considerada suspeita.
09 (07.05) – ANTÔNIO ANDERSON DO NASCIMENTO, 25, soldado destacado em Alcântaras, foi morto, a tiros, na cidade de Sobral, ao tentar evitar um homicídio no bairro Sinhá Sabóia.
10 (08.05) – JOSÉ ROBERTO LEMOS – policial militar (soldado), destacado no BPRAIO da cidade de Juazeiro do Norte, morto numa troca de tiros com traficantes em um bar no bairro Aparecida, na periferia da cidade de Campos Sales.
11 (23.05) – EVANDRO ALVES RAMOS, Soldado da Reserva Remunerada da Polícia Militar, baleado e morto durante um jogo de baralho em um bar na Rua Professora Maria Clara, no bairro Jardim Iracema.
12 (10.6) – JOSÉ FARIAS DO NASCIMENTO – Sargento da Reserva da PM, morto a tiros ao entrar em uma loja situada no bairro Santa Teresa, na cidade de Juazeiro do Norte.
13 (30.06) – FRANCISCO GUANABARA FILHO – Sargento da Ativa da PM, destacado no 9º BPM, em Quixadá, morto s tiros de fuzil no Distrito de Juatama, por volta das 17h30, por uma quadrilha que planejava atacar um carro-forte. Ele fazia parte de uma patrulha da FTA.
14 (30.06) – ANTÔNIO JOEL DE OLIVEIRA PINTO – Cabo da Ativa da PM, destacado no 9º BPM, em Quixadá, morto s tiros de fuzil no Distrito de Juatama, por volta das 17h30, por uma quadrilha que planejava atacar um carro-forte. Ele fazia parte de uma patrulha da FTA.
15 (30.06) – ANTÔNIO ALVES FILHO – Soldado da Ativa da PM, destacado no 9º BPM, em Quixadá, morto s tiros de fuzil no Distrito de Juatama, por volta das 17h30, por uma quadrilha que planejava atacar um carro-forte. Ele fazia parte de uma patrulha da FTA.
16 (1.07) – MARCOS PAULO ANDRADE DA ROCHA – Subtenente, afastado das funções, morto a tiros dentro de um bar no bairro Conjunto Palmeiras, por uma dupla que fugiu de moto.
17 (2.07) – ANDRÉ NOGUEIRA PIRES – Agente penitenciário assassinado por um assaltante na Rua Jorge Dummar, no bairro Jardim América, em Fortaleza. Teve sua arma roubada, o que caracterizou o crime de latrocínio.
18 (15.7) – FRANCISCO MOÉSIO PINHEIRO BARBOSA – Sargento da reservada Remunerada da PM, baleado numa tentativa de assalto no bairro Carrapicho, em Caucaia.
19 (2.8) – JOSILEUDO LEITE DA SILVA – Agente penitenciário morto por assaltantes ao tentar impedir uma “chegadinha” bancária na porta da agência do Bradesco, na esquina das ruas Major Facundo e Senador Alencar, no Centro de Fortaleza.
20 (04.8) – FRANCISCO EDNARDO MENEZES DE SOUSA – 1º Sargento da Ativa da PM, destacado no Batalhão de Eventos (BPE), morto na porta de casa, na Rua Isaías Pereira, bairro Maraponga, em Fortaleza, durante uma tentativa de roubo seguida de tiroteio. Um dos bandidos também morreu – FRANCISCO ANDERSON NUNES BRANDÃO, 26 anos. A esposa do PM ficou ferida com um tiro na perna.
21 – (12.8) – SAMUEL DAVID NOGUEIRA MORAIS – Soldado da Ativa da Polícia Militar, Destacado no Ronda do Quarteirão (Conjunto Ceará/Capital), foi baleado e morto por assaltantes (na presença do filho de 5 anos), numa abordagem na Rua Araripe Prata, no bairro Parangaba. Ladrões roubaram o carro e a arma da vítima (latrocínio).
22 – (20.8) – JOSÉ CLÁUDIO NOGUEIRA – Inspetor da Polícia Civil, lotado na Delegacia Regional de Senador Pompeu, 51 anos, morto a tiros por pistoleiros na CE-156, na localidade de Inharé, na zona rural. Vítima atingida por vários tiros dentro de seu carro.
23 – (08.9) – JOSÉ ADAÍLSON FERREIRA DO NASCIMENTO, 68 anos, sargento da Reserva da PM, assassinado durante um assalto na localidade de Felipa de Cima, na zona rural do Município de Morada Nova. Foi atingido por três tiros.
Por FERNANDO RIBEIRO / CearaNews 7
Polícia Civil e Raio realizam a maior apreensão de maconha do ano em Iguatu
A maior apreensão de drogas do ano foi realizada na tarde desta quinta-feira,08, por volta das 17h em Iguatu. Em entrevista ao site Iguatu.net o delegado Weslley Alves, afirmou que tudo teve início após uma informação repassada por populares que informavam à equipe da Polícia Civil sobre um grupo de pessoas que estavam pintando uma moto nas proximidades do Parque de Exposição, após isto, a equipe do Raio foi acionada e realizou a abordagem ao grupo.
Na ação que aconteceu no Bairro Areias, mais precisamente numa residência que está localizada ao lado da antiga Escola de Saúde Pública, os militares do Raio conseguiram realizar a apreensão de aproximadamente 13 quilos de maconha, além de deter seis pessoas, quatro adultos e dois menores, entre os adultos está uma mulher que é de Fortaleza, o restante pertence ao município de Iguatu.
Além das drogas, duas armas calibre 38 foram apreendidas também durante a ação, “uma ação em conjunto do Raio com a Polícia Civil e que teve como resultado a maior apreensão de maconha do ano, pelo que percebemos a droga deveria abastecer Iguatu neste período”, declarou o delegado.
Uma quantia em dinheiro também foi apresentada na Delegacia Regional, além de material que seria utilizado para a comercialização da droga.
Fonte: Iguatu.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário