Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Prognóstico da Funceme prevê volume de chuvas dentro da média nos próximos meses

Prognóstico da Funceme prevê volume de chuvas dentro da média nos próximos meses

A Fundação Cearense de Metereologia (Funceme) divulgou na manhã de hoje (18) o primeiro prognóstico de 2017 da quadra chuvosa neste ano.

Segundo o presidente da entidade, Sávio Martins, o Ceará tem 40% de probabilidade de chuvas em torno da média histórica.

No entanto, a situação não é confortável, pois as chuvas não serão suficientes para abastecer os reservatórios do Ceará, e compensar a longa estiagem que atinge todo o Estado.

Foram apresentadas as probabilidades em três categorias: abaixo, em torno e acima da média histórica, referentes ao acumulado de precipitações nos três primeiros meses da quadra chuvosa.

As previsões foram feitas baseadas em dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Em fevereiro, a Funceme elabora e divulga novo prognóstico fazendo referência aos meses de março, abril e maio.
  


Fonte Ceará News 7

UFC oferta 6.288 vagas no Sisu 2017; inscrições na próxima semana


enem
Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 já pode saber a sua nota. No Sisu, cada candidato poderá fazer até duas opções de curso. ( Arquivo )

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (17), o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017, além da liberação de consulta das notas do resultado do Enem 2016.

As inscrições estarão abertas a partir da próxima terça-feira (24) até 27 de janeiro. Nesta edição, a Universidade Federal do Ceará (UFC) ofertará 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial, nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. A inscrição deverá ser feita no site do Sisu/MEC.

Candidato pode escolher 2 cursos; consulta às instituições só amanhã

Estarão aptos a concorrer estudantes que tenham participado do Enem 2016, com ensino médio completo e que não tenham tirado zero na Redação. Cada candidato poderá fazer até duas opções de curso.

O edital, com mais detalhes sobre o Sisu 2017, deverá ser publicado pelo MEC nesta quinta-feira (19), quando também será aberta a consulta às bases de dados das instituições, com os cursos e vagas disponíveis.

UFC E SISU – O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. A UFC aderiu ao Sisu em 2010, com ingresso em 2011, já com 100% das vagas da graduação presencial.

Desde 2012, a UFC se destaca entre as instituições mais procuradas do País no Sistema. Na edição anterior, a Universidade recebeu mais de 160 mil inscrições, de acordo com o balanço final do Sisu 2016 elaborado pelo MEC.



Fonte Diário do Nordeste

Bebê é abandonado em mata no AM e tem corpo ferido por formigas




Um bebê recém-nascido foi encontrado em um matagal no município de Manaquiri, a 60 km de Manaus, no fim da tarde de segunda-feira (15). “Moisés Vitorino” – como foi batizado pela equipe que prestou os primeiros socorros – estava dentro de uma caixa, com o corpo coberto de sangue e cheio de formigas.

A caixa de papelão onde a criança havia sido colocada foi encontrada em uma área no km 2 da rodovia estadual AM 354, de acesso ao município de Manaquiri. Um agricultor e o investigador da Polícia Civil Gonzaga Jr Rezende foram os primeiros a avistar o bebê.

“Um agricultor foi buscar madeira no mato, em um local isolado. Ele viu uma caixa e achou que dentro dela tinha um boneco ou um bicho e me chamou. Eu entrei no matagal. O bebê estava calado, sendo ferrado pelas formigas e não chorou. Apenas quando me aproximei ele deu um choro, como se fosse para chamar. Cheguei perto e vi que era uma criança na caixinha”, contou o policial.

Coberto por um pano, o bebê tinha o corpo ainda sujo de sangue e cheio de formigas.

“Foi uma sensação emocionante, mas que me revoltou também. Ver um ser humano naquela situação, jogado dentro do mato. Um abandono completo. Eu tenho filho de 13 anos e 5 anos e não sei nem expressar o que eu senti naquele momento, foi emocionante. Ele é muito bonitinho e perfeito e uma pessoa fazer isso”, afirmou Gonzaga.



Fonte planetanewsblog.wordpress.com,Via Iguatu.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário