Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Enel registra mais de mil raios no Ceará só com a chuva desta terça-feira (17)

raio

De acordo com a Enel Distribuição Ceará, somente com as chuvas registras nas últimas horas no Estado, foram verificados, por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, 1008 descargas. O número representa cerca de 43% dos raios registrados no mês inteiro no estado, quando, de 1º a 17 de janeiro, foram registrados 2.339 raios, um aumento de cerca de 51% a mais comparado ao todo mês de janeiro do ano passado.

 
O município de Granja foi o que teve maior incidência, registrando 166 descargas só neste ano, seguido de Araripe (135) e Várzea Alegre (118), todos na região do Cariri. Na manhã de hoje, um raio caiu próximo a um colégio em Dom Quintino, em Crato. Com a claridade da descarga, várias crianças, com idade média de 10 anos, passaram mal.

Em 2016, foram registrados 22.596 raios no Ceará. Granja foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (1291); seguido de Santa Quitéria (946) e Sobral (941). O monitoramento das descargas atmosféricas no Ceará feito pela Enel, por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS), tem por objetivo acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.

Cuidados dentro de casa durante tempestade:
· Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
· Evitar consertos de instalações elétricas;
· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:
· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.



Fonte Diário do Nordeste

Avião cai, atinge casa e deixa criança ferida e adultos em estado grave em Camocim (CE)


http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/polopoly_fs/1.1688878!/image/image.jpeg
Passageiro e piloto ficaram gravemente feridos. ( FOTO: Camocim Polícia 24h )

Um avião de pequeno porte caiu e chocou-se contra uma residência na manhã desta quarta-feira (18), em Camocim, cidade distante 347 quilômetros de Fortaleza. Duas pessoas que estavam na aeronave ficaram feridas gravemente. Uma criança que estava na casa foi atingida por tijolos.

De acordo com o comandante da Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), tenente-coronel Assis Azevedo, o avião estava com duas pessoas, o passageiro e o tripulante,que ficaram gravemente feridas. Ainda não se sabe o motivo do acidente.

Ambas as vítimas foram resgatadas para um hospital de Camocim, mas, devido à gravidade dos ferimentos, elas foram encaminhadas para a Santa Casa de Sobral. Elas foram identificadas como Francisco Aurílio de Lima Firmino, 46 anos e Manoel Alves de Sousa, 52 anos.

Na queda, a aeronave chocou-se contra o muro de uma residência, que teve tijolos quebrados. Parte do material atingiu uma criança que dormia em um dos cômodos. Ela foi encaminhada para um hospital da cidade com ferimentos leves.
 



Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário