Web Radio Cultura Crato

sábado, 21 de janeiro de 2017

PREOCUPANTE: Cresce o número de casos de “doença da urina preta” no Ceará


Anteriormente, já haviam sido registradas três suspeitas no Estado.
Em boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Ceará, até quinta-feira (19), subiu para cinco, o número de notificações de casos de “Mialgia aguda a esclarecer”, popularmente conhecida como “doença da urina preta” no Estado. Anteriormente, já havia sido registrado três casos suspeitos da doença. Entre os pacientes, estava um idoso de 70 anos, que já apresentava problemas crônicos e por isto, ficou internado por um tempo maior. Dos novos casos, um é residente de Salvador e outro, de São Paulo. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a Mialgia aguda a esclarecer não é doença de notificação compulsória, mas pode se tratar de um evento de saúde pública inusitado. Por isso, precisa ser notificado e monitorado para identificação do agente causador da doença. As pessoas que apresentaram urina escura também tiveram dores musculares intensas e de início súbito nos membros inferiores e superiores, como também na região cervical, principalmente.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, que esteve no Ceará na última semana, falou sobre os registros. Ele afirmou que o ministério acompanha os casos. "É uma questão que está sendo acompanhada, nós esperamos logo ter a possibilidade de identificar efetivamente o que se trata e providenciar os cuidados para que ela não se propague". 

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado afirmou que “as secretarias de Saúde do Estado e de Fortaleza estão monitorando a ocorrência e investigando todos os casos com objetivo de esclarecer a causa desses sintomas, considerando o cenário epidemiológico e a similaridade com os casos notificados na Bahia”. 

Sintomas

Além da urina escurecida, outros sintomas da enfermidade dores musculares principalmente na região cervical, membros inferiores e superiores, e alteração nas funções dos rins.

Via Cnews

9 coisas sobre seu corpo que você pensava que eram normais até dizerem o contrário



Talvez existam algumas coisas em nosso corpo que nunca nos chamaram a atenção, até que, de repente, um estranho nos diz o contrário.
Talvez existam algumas coisas em nosso corpo que nunca nos chamaram a atenção, até que, de repente, um estranho nos diz o contrário. E há algumas condições que não parecem estranhas ou perturbadoras porque nós já passamos anos vivendo com elas, mas isso não significa que elas são normais. Você se sente identificado? Aqui 10 exemplos:

1. Ver azul, quando na verdade a cor é verde…

Você acha que seu professor de artes estava pregando um truque quando lhe perguntou por que o céu era verde em seu desenho? Infelizmente, ele não estava brincando. Você é daltônico: um defeito genético que causa dificuldade em distinguir cores. Mas não desanime, não é nada sério!

2. Poder deslocar ombros de propósito.

Pode ser genético ou produto de qualquer esporte que você pratica, mas de qualquer maneira, os especialistas não recomendam que você faça isso porque pode causar ferimentos.

3. Um som constante em seu ouvido?

Isso é chamado de acufeno, e para deixar claro, ter um zumbido constante no ouvido não é normal. A causa mais comum é a exposição ao ruído constante e, por isso, se você trabalha em locais ruidosos, é melhor você se cuidar.

4. Suas mãos mudam de cor

Se você acha normal seus dedos mudarem de cor durante o inverno, saiba que não é. Isso é chamado de fenômeno de Raynaud: uma condição em que as temperaturas frias ou emoções fortes causam espasmos dos vasos sanguíneos.

5. Não sente muitos cheiros?

Anosmia é a perda do olfato. Pode ser temporária ou crônica. Hiposmia é a diminuição do olfato, ocorrida por lesão no nervo olfativo, obstrução das fossas nasais ou outras doenças, e muitas pessoas tem a condição sem se dar conta.

6. Gases o tempo todo? 

Isto não só não é normal, mas também é desagradável. Então, se você pensa que soltar pum a cada 20 minutos é normal, saiba que não é. Possivelmente é o caso de uma distensão abdominal causada pela produção e acumulação de uma quantidade excessiva de gases no tracto intestinal, e requer tratamento.

7. Quando acham que você faz xixi rindo 

Há pessoas que têm uma “uretra extra” que desencadeia a incontinência. Este é um problema que deve ser resolvido.

8. Tudo parece um pouco confuso?

Rapaz, se você é incapaz de reconhecer as pessoas, ou não ler os sinais de trânsito a partir de uma distância normal, e não está neblina, então você está cego. Bem, não está cego, mas provavelmente tem miopia (ver mal à distância) ou astigmatismo (ver com pouca nitidez). Não se preocupe que um par de óculos vai resolver.

9. Barriga musical 

Sons na barriga são normais ocasionalmente. Relacionam-se com o funcionamento dos intestinos, mas se eles são ouvidos mais do que o habitual ou estão associados com dor, pode ser uma doença: doença de Crohn, diarreia, alergia alimentar, hemorragia gastrointestinal, enterite infecciosa… então, se você suspeita que seu ruído na barriga está além do normal, consulte o seu médico.

Fonte: mistérios do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário