Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Fim da aposentadoria antecipada de professores terá impacto positivo nos cofres dos Estados e municípios

Na rede pública, a idade mínima é reduzida, de 60 para 55 (homens) e de 55 para 50 (mulheres).

A polêmica reforma da Previdência, em debate no Congresso Nacional, pode decretar o fim da antecipação da aposentadoria para professores. Segundo especialistas, a medida terá impacto positivo nos cofres dos Estados e dos municípios.

Fim da aposentadoria antecipada de professores terá impacto positivo nos cofres dos Estados e municípios
Atualmente o tempo de contribuição exibido de quem leciona no ensino médio, no fundamental e no médio é cinco anos inferior à regra geral, já considerada por analistas problemática por permitir aposentadorias antes dos 60.

Entre professores, essa média chega a ser ainda menor, afirmam críticos, sobretudo porque a maior parte da classe é composta por mulheres, que conseguem se aposentar após 25 anos de magistério.

Na regra geral do INSS, homens precisam ter 35 anos de contribuição, e mulheres, 30, para se aposentar.

Entre os professores da rede pública, a idade mínima também é reduzida, de 60 para 55 (homens) e de 55 para 50 (mulheres).

"Os professores se aposentam muito cedo com faixas de reposição do salário muito elevadas", diz o economista Milko Matijascic, do Ipea.

O desequilíbrio pesa sobretudo nos Orçamentos estaduais e municipais, em que professores são fatia expressiva dos servidores.

A antecipação da aposentadoria para professores foi introduzida em 1981. À época, as justificativas utilizadas foram os baixos salários e as condições desgastantes de trabalho. "Depois de 25 anos em uma sala de aula, tanto o professor quanto a professora têm problemas na voz, e já lhes falta até a paciência necessária para bem conduzir seus alunos", escreveu o então deputado Alvaro Valle.
Com reportagem da Folha de S. Paulo.

Com a cabeça raspada, Eike é transferido para Bangu 9



Empresário foi preso logo após desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.
O empresário Eike Batista deixou o Presídio Ary Franco por volta das 13h30 (horário de Brasília) e seguiu para a Penitenciária Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9, no Complexo Penitenciário de Gericinó.

Ao deixar a unidade, onde ficou por duas horas, o empresário estava com a cabeça raspada e usando o uniforme do sistema prisional carioca, camiseta banca e calça jeans. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), após triagem inicial, Eike foi transferido para uma unidade prisional que atendia a seu perfil.

“Ele ingressou na porta de entrada para presos federais e, após ser avaliado, foi transferido para uma unidade de acordo com o perfil”, diz a nota da SEAP. Em Bangu 9, ficam presos sem curso superior, em cela comum.

Eike foi preso por policiais federais, tão logo desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro. O empresário estava em Nova York.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário