Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Estudantes do Rio Grande do Sul criam farinha saudável feita de baratas


Após pesquisa, estudantes da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), no Rio Grande do Sul, criaram uma farinha saudável que utiliza um ingrediente nada comum: a barata Cinérea.

A engenheira química de alimentos, Andressa Lucas, alega que o processo de criação desta farinha envolve diferentes etapas.

"A gente compra eles de um criadouro de insetos, eles são criados de maneira asséptica, porque são vendidos na verdade para ração animal. Recebemos eles já desidratados, aí eles passam por uma série de etapas. Moemos eles em um moinho de bolas por um tempo predeterminado, depois peneiramos para conseguir diminuir a granulometria. Depois, então, com a farinha pronta, podemos adicionar em qualquer tipo de alimento, em pão, em bolo, em barrinhas de cereal", explica.

De acordo com o G1, o estudo revelou que o alimento pode trazer benefícios não só para a saúde, como também para o meio ambiente. "Como a ONU estima que até 2050 a população mundial vá crescer em até 9,2 bilhões de habitantes, não existe área de terra disponível para produzir todo o gado e para que tenha quantidade de proteína suficiente para necessidade populacional. Então os insetos, além deles ocuparem menos espaço e serem mais ecológicos, eles suprem essa falta de proteína", conta a especialista Lauren Monegon.

Um pão habitual é composto por 9,68% de proteína e um integral, 13,85%. Já um pão com apenas 10% da farinha de inseto apresenta cerca de 23% de proteína, aponta o estudo.

"No Brasil, nós não estamos tão acostumados a consumir insetos, mas os povos indígenas sim. Os índios consomem e em outros lugares consomem. Na África, por exemplo, na Ásia, América Central, como é o caso do México, se consome muitos insetos. Nós é que não temos essa cultura, então nos parece uma coisa um pouco diferente, temos uma certa resistência pra aceitar", afirma a professora Myrian Salas Mellado.




Fonte Noticias ao Minuto

Empresário Eike Batista é preso pela PF ao desembarcar em aeroporto no Rio


O empresário Eike Batista é suspeito de participar de um esquema de lavagem de dinheiro que envolve o ex-governador do Rio Sérgio Cabral
O empresário Eike Batista é suspeito de participar de um esquema de lavagem de dinheiro que envolve o ex-governador do Rio Sérgio Cabra. 



O empresário Eike Batista foi preso por agentes da Polícia Federal logo após desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, por volta das 10h. O avião que trouxe o empresário Eike Batista de volta ao Brasil pousou no Galeão às 9h54 da manhã desta segunda (30). Ele teve a prisão preventiva decretada depois que dois doleiros disseram que ele pagou R$ 16 milhões e meio de dólares a Sérgio Cabral, o equivalente a R$ 52 milhões, em propina. A prisão do empresário foi decretada pelo Juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal, na operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.

O empresário, considerado foragido após ter viajado a Nova York dias antes da operação policial para tentar prendê-lo, embarcou de volta ao Rio neste domingo (29). Antes do embarque, ele disse que 'está à disposição da Justiça'.

Ele chegou sozinho ao aeroporto JFK, nos EUA, por volta de 21h50 (horário de Brasília) do último domingo (30), fez check-in e, minutos depois, passou pelo controle de passaporte. Às 22h15, já aguardava o voo dentro da sala de embarque e pouco depois da meia-noite foi rumo a aeronave. 
  
Entrevista antes de embarcar

Dentro da área de embarque, o empresário deu uma breve entrevista. Questionado se tem algo a dizer aos brasileiros, ele declarou que está à disposição da Justiça: "Estou voltando para responder à Justiça, como é meu dever". Eike destacou que este é o momento de “passar as coisas a limpo”.

"Estou voltando, porque sinceramente vou mostrar como é que são as coisas, simples assim", reforçou Eike. Questionado sobre se mostraria algo que ainda não se sabe, ele evitou o assunto. "Como eu estou nessa fase, me entregando à Justiça, melhor não falar nada. Depois a Justiça e o que for permitido falar, vai acontecer depois, agora não dá", afirmou.
Fonte G1

Seca prolongada: Sem comida, animais morrem de fome em Tauá


Criadores de animais da região dos Inhamuns começam a sentir mais uma consequência da seca prologada. O rebanho de ovelhas por exemplo, estão morrendo de fome. Segundo o correspondente Alverne Lacerda, a falta dos grãos de milho da Conab prejudica a criação desses animais.

A expectativa é que 20% do rebanho de ovinos morram por falta de comida em Tauá. Confira mais informações com Alvener Lacerda no Jornal Alerta Geral (Expresso 104,3 FM – Grande Fortaleza e Região Metropolitana + 20 emissoras do Estado) desta segunda-feira, 30, no player abaixo:

Alverne Lacerda – morte de animais por causa da secao




Fonte Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário