Web Radio Cultura Crato

sábado, 28 de janeiro de 2017

Municípios são obrigados a fazer levantamento de infestação por Aedes Aegypti


Resolução do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial da União torna obrigatória a realização de levantamento entomológico de infestação por Aedes aegypti em todos os municípios do país. O texto também estabelece que as informações sejam enviadas às secretarias estaduais de saúde e, posteriormente, ao Ministério da Saúde.
De acordo com a publicação, a decisão foi tomada levando em consideração os diversos condicionantes que permitem a manutenção de criadouros do mosquito, a cocirculação de quatro sorotipos da dengue no país e a existência de grande contingente populacional exposto previamente a infecções pelo vírus, aumentando o risco para ocorrência de epidemias com formas graves da doença e elevado número de óbitos.
A pasta também considerou a identificação de casos de febre chikungunya, com transmissão autóctone comprovada em alguns municípios e risco iminente de expansão, além do surto do vírus Zika e sua rápida dispersão para todas as regiões do país, provocando epidemias importantes acompanhadas de graves manifestações neurológicas em adultos e recém-nascidos.
Ainda segundo o ministério, levantamentos de índices de infestação devem ser utilizados como ferramenta para direcionamento e qualificação das ações de prevenção e controle do mosquito. A proposta é que municípios infestados com mais de 2 mil imóveis realizem o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), enquanto as cidades infestadas com menos de 2 mil imóveis terão de fazer o Levantamento de Índice Amostral.
Já localidades onde não há infestação deverão realizar monitoramento por ovitrampa ou larvitrampa (armadilhas que identificam a presença de mosquitos na região) ou outra metodologia validada. As informações geradas após cada levantamento realizado deverão ser consolidadas pelas secretarias estaduais de saúde e enviadas ao ministério. A resolução entra em vigor hoje.
Em 2016, das 3.704 cidades aptas a participar do LIRAa, 2.284 integraram a edição – o equivalente a 62,6% do total. Os dados mostram que, até novembro do ano passado, pelo menos 885 municípios brasileiros estavam em situação de alerta ou de risco de surto para dengue, Zika e chikungunya. O número representa 37,4% das cidades pesquisadas.
Fonte: Agência Brasil

Jovem é preso suspeito de matar avó a facadas em Alagoas

Milton Omena Neto assume que discutiu com avô, Milton Omena Farias, mas nega assassinato (Foto: Roberta Cólen/G1)


O neto de um delegado aposentado da Polícia Federal foi preso suspeito de matar o próprio avó a facadas, na tarde desta sexta-feira (27), em um condomínio no município de Paripueira, Litoral Norte de Alagoas.

Milton Omena Farias Neto, 23 anos, foi autuado em flagrante. No entanto, ao ser questionado pelo crime, ele negou a autoria. "Os dois estavam sozinhos na casa e todo o crime aconteceu na cozinha. O neto confessa que houve briga, mas não que tenha sido ele que golpeou o delegado" afirmou o major Eugênio, da 3ª Companhia Indepente, em entrevista ao G1.

Ainda segundo o major, a perícia vai precisar o que aconteceu. "A princípio, pelo que percebemos, ele [o delegado] foi morto com uma facada na altura do coração", complementou Eugênio. O suspeito foi levado para a delegacia de Barra de Santo Antônio.
Fonte Noticias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário