Web Radio Cultura Crato

sábado, 21 de janeiro de 2017

Forças Armadas começam a reforçar segurança em Natal


Militares das Forças Armadas começaram nesta sexta-feira (20), a reforçar o policiamento na região metropolitana de Natal, que vive um clima de insegurança por causa do confronto entre facções criminosas que já dura uma semana na Penitenciária de Alcaçuz.
Dos 1.846 militares enviados ao Rio Grande do Norte para o reforço, 650 já vão para as ruas nesta sexta-feira e os demais começam a atuar até domingo (22).
De acordo com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, por enquanto, os militares não vão trabalhar na segurança dos presídios, como ficou acertado entre governadores e o presidente Michel Temer após a deflagração da crise prisional pelo país. Essa etapa só será colocada em prática depois que o estado retomar o controle da Penitenciária de Alcaçuz. “Os órgãos de inteligência precisam nos dar a garantia que não existe risco de acirrar os ânimos e isso resultar em confrontos. Reitero que as Forças Armadas não vão reprimir facções, remanejar presos. Vão fazer a vistoria, a limpeza das unidades prisionais.”
A vigilância da região de Alcaçuz será feita pela Polícia Militar, que, com a chegada das Forças Armadas, poderá se concentrar na segurança e controle do sistema carcerário. Além disso, segundo o ministro, o Rio Grande do Norte precisa se comprometer a impedir a entrada de armas, celulares e drogas nos presídios.
Perguntado sobre o momento da chegada do reforço no Rio Grande Norte, depois de uma semana de conflitos sangrentos em Alcaçuz, Jungmann disse que o pedido de ajuda federal só foi feito pelo governador Robinson Faria recentemente.
Ônibus podem voltar a circular neste sábado
Os militares também atuarão na segurança dos ônibus em Natal. O serviço de transporte coletivo está suspenso pelo segundo dia seguido por causa de ataques a veículos depois da transferência de 220 presos da facção Sindicato do Crime do RN de Alcaçuz para outra unidade prisional.
O governo estadual tentou negociar com Sindicato das Empresas de Transporte Urbano o retorno do serviço de ônibus ainda hoje, mas entidade decidiu que a retomada só será feita se houver garantias mínimas de segurança, como escolta de veículos.
Fonte: Agência Brasil

Fim de semana começa violento no Ceará com 19 mortos em assassinatos e acidentes de trânsito


Fim de semana começa violento no Ceará com 19 mortos em assassinatos e acidentes de trânsito
Em Ipueiras, um homem morreu ao sofrer uma queda de sua motocicleta 



O fim de semana começou violento no Ceará. Entre a sexta-feira (20) e o começo da madrugada deste sábado (21), nada menos que, 19 pessoas morreram em todo o Estado, sendo registrados pelas autoridades policiais 15 casos de assassinatos e quatro óbitos em acidentes de trânsito. A maioria dos homicídios ocorreu na Grande Fortaleza.

Na Capital, foram registrados assassinatos nos seguintes bairros: Alagadiço Novo, Álvaro Weynw, Jardim Iracema, Genibaú, Messejana e Conjunto Ceará. Já na Região Metropolitana de Fortaleza, três homicídios aconteceram nos Municípios de Caucaia (2) e Horizonte.

No Interior, a Polícia fez o registro de cinco assassinatos os seguintes Municípios: Trairi, São João do Jaguaribe, Missão Velha (duplo homicídio), Campos Sales e, ainda, em Aracati, onde um bandido morreu numa troca de tiros com policiais militares.

Acidentes

Quatro pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. Em Morada Nova (a 163Km de Fortaleza), um jovem identificado como Wesley Ferreira Rabelo morreu quando trabalhava. Ele pilotava uma motocicleta de entrega de gás de cozinha, quando foi colhido por um ônibus e teve morte imediata.

No quilômetro 71 da rodovia estadual CE-358, no Município de Tabuleiro do Norte, o aposentado Macário Bessa de Lima, 71 anos, morreu quando pedalava sua bicicleta e esta foi colhida por um automóvel. O acidente ocorreu próximo ao Parque dos Martins.

Em Ipueiras (a 298Km de Fortaleza), Francisco Antônio Soares de Lima morreu no choque de sua motocicleta com um poste, no bairro Vamos Ver.

Já na CE-371, na altura do Sítio Barra, Município de Irapuan Pinheiro, Um homem identificado somente por Rômulo, morreu ao sofrer uma queda de sua motocicleta.

Duplo homicídio

Dois jovens foram executados a tiros nas margens de uma estrada de terra na localidade de Sítio Quimami, na zona rural do Município de Missão Velha, no Cariri (a 521Km de Fortaleza). O duplo homicídio ocorreu por volta de 19 horas de sexta-feira.

Os dois homens mortos foram identificados como Miguel Serafim do Nascimento, 22 anos; e José Eduardo Vítor da Silva, 19. Segundo a Polícia, os dois eram envolvidos no tráfico de drogas e suspeitos de terem assassinado um homem no fim de semana passado. Os dois corpos foram encaminhados ainda ontem Pa noite para o Núcleo da perícia Forense em Juazeiro do Norte.

 
Por FERNANDO RIBEIRO

No velório, Sergio Moro diz que Teori “foi um grande herói”


moro
Emocionado, Moro presta homenagem à Teori Zavascki no velório do ministro. ( Foto: Jefferson Bernardes/AFP )

O juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, afirmou hoje (21) que a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, foi uma grande perda para a magistratura. Ele deu a declaração durante o velório de Zavascki na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

“Há uma grande desolação da magistratura, de todos que o conheciam, especialmente aqui da 4ª Região, onde ele construiu sua carreira”, disse o juiz ao deixar a cerimônia.

Sergio Moro também comentou o papel que Zavascki cumpriu como relator no Supremo Tribunal Federal dos processos relacionados à Operação Lava Jato.

“Acredito que pela qualidade, relevância e importância desses serviços que ele prestava e pela situação difícil desses processos, ele foi um grande herói”, ressaltou.

O velório de Teori Zavascki é reservado a parentes, amigos e autoridades. O enterro do ministro do STF está marcado para as 18h, no Cemitério Jardim da Paz, na zona leste de Porto Alegre.




Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário