Web Radio Cultura Crato

domingo, 29 de janeiro de 2017

Policial é baleado e suspeito morto durante tentativa de resgate em delegacia



Ocaso usado na ação foi abandonado com o corpo do suspeito baleado; os dois sobreviventes roubaram outro veículo e fugiram (Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)


Três homens armados dispararam contra dois policiais civis na manhã deste domingo (29), no 20º Distrito Policial, no bairro Acaracuzinho, em Maracanaú. Segundo informações Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS-CE), um dos suspeitos, Ewerton de Freitas Silva, morreu baleado em consequência da troca de tiros. 

Um inspetor da Polícia Civil, identificado como Blanchard, foi atingido na axila direita e foi socorrido para o Hospital Municipal de Maracanaú, e depois encaminhado para o Instituto Dr. José Frota (IJF).

A troca de tiros ocorreu em resposta a uma tentativa de resgate de presos. O trio suspeito conseguiu fugir do local e o carro que ocupava, um Fiat Palio de cor vermelha, foi encontrado pela Polícia, abandonado na rua Paranaguá, no bairro Canindezinho.

No interior do veículo, estava o corpo do suspeito baleado, já falecido, junto a uma espingarda calibre 12. Os dois sobreviventes roubaram outro carro e prosseguiram em fuga.
 
Fonte: Diário do Nordeste

111 presos terão aumento na pena por causa de rebelião em Alcaçuz


Armas brancas e celulares foram apreendidos nesta sexta (27) em Alcaçuz durante intervenção (Foto: G1 RN)


 Um total de 111 detentos do pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz terão suas penas aumentadas. Os presos foram ouvidos neste sábado (28) e, de acordo com a Polícia Civil, serão autuados de acordo com suas responsabilidades por posse de arma de fogo, posse de drogas, dano qualificado, apologia ao crime, associação criminosa ou motim.

Na tarde deste sábado, a Delegacia Geral da Polícia Civil do RN havia informado que o número de presos autuados era 107. No entanto, no fim da noite, a Degepol divulgou uma nota atualizando o número total para 111.

Alcaçuz foi palco de uma rebelião que começou no último dia 14 e deixou, no mínimo, 26 detentos mortos. “Esses 111 homens estão diretamente ligados com os crimes ocorridos dentro da penitenciária”, explicou o delegado-geral de Polícia Civil, Claiton Pinho. Ainda segundo o delegado, após a autuação, os detentos têm as penas acrescidas de acordo com o julgamento do crime cometido.

A operação aconteceu após a apreensão de um revólver, mais de 500 facas artesanais, celulares e drogas nesta sexta-feira (27). Homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) do governo do Rio Grande do Norte e agentes federais de execução penal da força-tarefa realizaram uma operação nos pavilhões 4 e 5.

A penitenciária está dividida em duas. Para evitar que membros do PCC e do Sindicato do RN, facção rival, circulem livremente  pelos pavilhões do presídio após diversas mortes confirmadas, ⁠⁠⁠contêineres provisórios foram instalados para separar os pavilhões 4 e 5 (do PCC) dos pavilhões 1, 2 e 3 (do Sindicato RN). Posteriormente os contêineres serão substituídos por um muro de concreto.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, afirmou nesta quarta-feira (25) que pretende desativar a Penitenciária de Alcaçuz ainda este ano. Segundo ele, a construção de três novos presídios permitirá a transferência dos presos da unidade. "A construção de Alcaçuz naquele local foi um grande equívoco naquele local, porque é uma área de geografia turística", afirmou Faria. Segundo o governador, os três presídios serão feitos de forma modular, para adiantar a entrega.

A maioria dos 22 mortos que já foram identificados como vítimas da matança ocorrida em Alcaçuz ocorrida entre os dias 14 e 15 passados respondia por roubo.
Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário