Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

45 açudes do Ceará estão em volume morto e 38 estão secos, diz Cogerh

http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/wp-content/uploads/2015/07/A%C3%A7ude-Patu-Senador-Pompeu-20.07.15-5.jpg
Açude Patu, no ano passado, já começava a baixar nível de água (Foto: arquivo)

Senador Pompeu. Embora os dias de céu nublado que começaram a surgir no Ceará, tragam alegria e esperança de bom inverno ao cearense, a situação atual ainda é de preocupação. Os 153 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) amargam um acúmulo de 6,96%, frente a tudo o que podem acumular juntos. O Patu, deste Município da região Central, passou a integrar a cota dos açudes em volume morto.

De acordo com o boletim da Cogerh, ao todo, 45 açudes estão na mesma situação. Nos últimos dias, além do Patu o Santa Maria (em Ererê), o Figueiredo (em Alto Santo) e o Malcozinhado (em Cascavel), entraram para o rol do volume morto. Os açudes Canoas e Ema passaram a ser considerados secos, fazendo aumentar para 38 o número de reservatórios nesta situação.

Os número da Cogerh mostram que nenhum açude está com nível de armazenamento de água acima dos 90%. Atualmente, nenhum está sangrando e outros 134 estão com nível abaixo dos 30% de água.



Fonte Diário do Nordeste

Sobreviventes, Alan Ruschel e Rafael Henzel chegam de avião a Chapecó

Rafael Henzel chega ao hospital em Chapecó (Foto: Murilo Souza/RBS TV)
Rafael Henzel chega ao hospital em Chapecó (Foto: Murilo Souza/RBS TV)

O jogador Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel, sobreviventes brasileiros da tragédia com o avião que levava a delegação na Chapecoense, chegaram a Chapecó perto de 21h30 desta terça-feira (13). O VC-99 Legacy da Força Aérea Brasileira (FAB), equipado com UTIs móveis, decolou da Colômbia pela manhã e fez escalas em Manaus e Brasília.
Por volta de 22h27, a ambulância chegou ao Hospital da Unimed. Os sobreviventes foram recebidos por familiares e torcedores da Chapecoense, que aplaudiam e cantavam "O campeão voltou".
Alan Ruschel chega ao hospital em Chapecó (Foto: Marcelo Siqueira/RBSTV)
Alan Ruschel chega ao hospital em Chapecó (Foto: Marcelo Siqueira/RBSTV)
 A equipe médica orientou expressamente que eles não tenham contato com a imprensa.


De acordo com o médico da Força Nacional do SUS, Luiz Edgar Leão Tolini, os dois jogadores e o jornalista têm quadro de saúde estável. "Eles passaram bem durante o voo, não demonstraram medo durante a viagem e conversaram entre si", disse. Segundo o médico, em alguns momentos eles conseguiram se sentar e caminhar pelo avião.

O acidente matou 71 pessoas. Seis sobreviveram. Na madrugada desta terça, o goleiro Jackson Follman desembarcou em São Paulo. Ele foi internado no Hospital Albert Einstein, onde passará por cirurgia na coluna cervical.

O quarto sobrevivente brasileiro, o zagueiro Neto, segue internado na Colômbia. Ele foi informado somente na segunda-feira (12) sobre o acidente e ficou "muito emocionado", seguindo a equipe médica que o acompanha. A volta dele para o Brasil deve ser definida até o fim da semana.

Tratamento em Chapecó
Em Chapecó, Ruschel e Henel ficarão pelos próximos dias em quartos de isolamento no setor C no hospital, onde seguirão sendo acompanhados por uma equipe multiprofissional.

Eles poderão receber visitas somente de pessoas autorizadas pelas famílias. Informações sobre o estado de saúde deles deverão ser divulgadas diariamente, pela manhã. Uma entrevista coletiva do hospital foi marcada para as 11h de quarta (14).



Fonte G1

Cantora Anitta fará participação especial em novela de Aguinaldo Silva


Anitta fará uma participação especial em "O Sétimo Guardião", próxima novela de Aguinaldo Silva na faixa das 21h. O novelista  revelou detalhes sobre a presença da funkeira em sua trama, ainda sem data de estreia.
 
"A novela terá um personagem que o pai queria que jogasse futebol, mas fica furioso quando descobre que o filho quer ser bailarino de street dance. Sabendo dessa rejeição, Anitta, que fará ela mesma, vai até a cidade, no interior de Minas, e contrata o rapaz para integrar o seu balé. A participação deve durar dez capítulos”, declarou Aguinaldo, em entrevista ao jornal carioca "O Globo".
 
Aguinaldo não poupou elogios à cantora.
 
“Ela é um case de sucesso. Muito focada, sabe o que quer, administra sua própria carreira”, conta Aguinaldo. “Lembro que me deixou impressionado quando perguntei por que ainda não tinha um avião particular, e ela me disse que prefere investir dinheiro nos clipes que faz", disse.
 
A publicação também informou que o novo folhetim de Aguinaldo poderá contar com os atores Chay Suede e Marina Ruy Barbosa, que fariam o par romântico da trama.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário