Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Presidente do STF suspende PEC que extinguiu TCM no Ceará


A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu, nesta quarta-feira, 28, liminar suspendendo a PEC que extinguiu o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará (TCM). Segundo a decisão, a Emenda Constitucional tem seus efeitos suspensos até novo julgamento do ministro Celso de Mello, relator do caso na Corte.

Como o STF está de recesso desde 19 de dezembro, a medida deverá ser objeto de nova decisão apenas em fevereiro do ano que vem. Na quarta-feira passada, 21, deputados estaduais aprovaram PEC de Heitor Férrer (PSB) que extinguiu o TCM, o incorporando ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A decisão da Assembleia é questionada pela Associação Nacional de Tribunais de Contas (Atricon), em conjunto com o presidente eleito do TCM, Domingos Filho. Em Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), eles alegam diversas inconstitucionalidades na tramitação da matéria.
Via Cearanews7

VOCÊ NEM DESCONFIA DOS PODERES DO CAJU - PROTEGE VISÃO, DENTES, COMBATE DEPRESSÃO E MUITO MAIS!



O caju é uma fruta nativa do Brasil e é encontrado principalmente no Nordeste, onde o clima lhe é mais favorável.

Trata-se de uma boa fonte de vitamina C.

É importante saber que o fruto mesmo é a castanha e que a parte carnuda, vermelha ou amarela, com a qual fazemos o suco, é chamada de “pseudofruto”.

Veja abaixo como o caju pode ser benéfico para sua saúde do caju (o “pseudofruto"):

- Ajuda a combater a gripe, pois é o mais rico em vitamina C depois da acerola.

- Bom para diabéticos, já que tem pouco açúcar e zero de colesterol prejudicial.

- Previne o crescimento de células cancerosas.

- Fortalece os ossos.

- Ajuda no rejuvenescimento da pele.

- Pode oferecer grandes benefícios cardiovasculares.

- Ótimo para tratar problemas de pele.

A castanha de caju é um dos alimentos mais saudáveis ​​do mundo. A castanha de caju é rica em vitaminas, fibra dietética solúvel, minerais e fitoquímicos que impedem muitas doenças, inclusive o câncer.

Ela é ótima fonte de vitaminas do complexo B, como B5, B6 e B11 e riboflavina.

Todas essas vitaminas são essenciais para o metabolismo de gordura, proteína e hidratos de carbono em nível celular. Além disso, a vitamina B6 é extremamente benéfica para a nossa saúde, pois auxilia o organismo a produzir anticorpos para combater doenças e infecções.

Depois, ajuda o sistema nervoso a liberar as quantidades certas de determinados hormônios relacionados ao sono e ao bem-estar. Ao mesmo tempo, ela participa de funções cotidianas ligados ao coração, diminuindo os níveis de homocisteina, que danifica o funcionamento das artérias e favorece o aparecimento de coágulo no sangue capazes de bloquear os vasos sanguíneos.

Apenas 100 gramas dessa castanha fornecem cerca de 30% da dose diária recomendada de B6.

Além disso, ela é rica em minerais essenciais.

Alguns dos minerais úteis encontrados na castanha de caju são potássio, manganês, cobre, selênio, magnésio, zinco e ferro.

Basta um punhado desse alimento diariamente para fornecer a quantidade necessária desses minerais extremamente importantes para o organismo.

Os ácidos graxos monoinsaturados que estão em altas quantidades na castanha de caju é extremamente bom para a saúde do coração.

Eles pertencem ao grupo dos ácidos gordos essenciais que podem aumentar o nível de colesterol bom e diminuir o nível do colesterol prejudicial.

A castanha de caju contém uma pequena quantidade de um antioxidante muito importante chamado zeaxantina.

Esse antioxidante fortalece a visão e protege contra a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), comum em pessoas idosas.

Além de tudo isso, a castanha de caju é um dos melhores tratamentos naturais para depressão por ser uma excelente fonte de triptofano.

Este nutriente milagroso regula o nosso humor, melhora o sono, ajuda as crianças a crescer e se desenvolver, equilibra o nosso comportamento e reduz significativamente o nível de estresse, ansiedade e depressão.

O triptofano tem provado ser muito eficaz como antidepressivo em muitos casos.

E um bom punhado de castanha de caju contém entre 1.000 e 2.000 mg de triptofano.

Segundo o dr. Andrew Saul, no excelente documentário "Food Matters - O Alimento é Importante" (vale a pena assistir!), dois punhados de castanha de caju são equivalentes a uma dose de Prozac.

E ainda tem mais uma virtude da castanha: seu consumo rgular ajuda a reduzir o risco do desenvolvimento de cálculos biliares.

Ainda não acabou: a castanha de caju protege os dentes, pois tem substâncias que combatem a cárie.

Importante: existem pessoas alérgicas à castanha de caju e elas, infelizmente, não podem consumir esse maravilhoso alimento.

Existe uma receita com caju (a fruta, ou melhor, o “pseudofruto") que é excelente para curar problemas de garganta.

Essa receita você vai aprender agora

INGREDIENTES

1 caju

1 copo com água

MODO DE PREPARO

Corte o caju e retire a casca.

Leve ao fogo para ferver com água (a quantidade de 1 copo).

Depois que ferver, desligue o fogo.

Espere esfriar.

Bata tudo no liquidificador quando estiver levemente morno.

Coe e faça gargarejo.

Pode fazer até quatro vezes por dia.

Essa dica não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário