Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

No Ceará, Fim de semana foi o mais sangrento do ano, com 71 mortes, com 63 homicídios, superando Carnaval e Semana Santa


Com os números finalizados pelos órgãos da Segurança Pública, o balanço das ocorrências policiais registradas entre a última sexta-feira (16) e a segunda (19) em todo o Estado, mostrou que o Ceará teve o fim de semana mais violento do ano. Nada menos, que 71 pessoas morreram em 63 assassinatos, além de oito óbitos em acidentes de trânsito. No feriadão de Carnaval de 2016 foram 53 homicídios; e na Semana Santa, 50.

Somente a Região do Cariri foi a responsável por 21 mortes violentas, sendo 19 homicídios e duas lesões corporais seguidas de morte. E o Município de Juazeiro do Norte (a 598Km da Capital) foi palco de 17 dos 21 Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs). Na mesma região foram registrados também assassinatos mais quatro crimes de morte, sendo dois no Município do no Crato, além de homicídios Barbalha e Jardim.

Regiões

Em Fortaleza, Capital, a Polícia registrou 10 casos de homicídios nos seguintes bairros: Quintino Cunha (dois casos), Vicente Pinzón, Autran Nunes, Moura Brasil, José Walter, Monte Castelo, Jardim Guanabara, Granja Portugal e Siqueira.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram também 10 casos de assassinatos e lesões corporais seguidas de morte nos Municípios a seguir: Eusébio (três casos), Pacajus (dois casos), Itaitinga (dois casos), Horizonte, Pacatuba e Maranguape.

Na região Interior Norte, 11 homicídios ocorreram no fim de semana nos seguintes Municípios: Paraipaba (dois casos), Trairi (dois casos), Tejuçuoca, Redenção, Pentecoste, Crateús, Guaraciaba do Norte, Parambu e Madalena.

Matança

Na Região Interior Sul, foi registrado o maior número de assassinatos no fim de semana. Nada menos, que 29 pessoas foram mortas nos seguintes Municípios: Juazeiro do Norte (16 casos), Crato (três casos), Russas (dois casos), Limoeiro do Norte (dois casos), Pedra Branca, Barbalha, Jardim, Aracati, Quixeré e Iguatu.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que já está investigando a sequência de mortes em Juazeiro do Norte, a partir do assassinato de um policial militar, crime ocorrido na noite da última sexta-feira, no bairro Lagoa Seca. A vítima foi o soldado PM Deyjakson Araújo de Viveiros, 32 anos, pernambucano, que era destacado no Ronda do Quarteirão da cidade do Crato.

 
Por FERNANDO RIBEIRO ,Via Ceará News 7

TCM do Ceará pode ser extinto já nesta semana


Segundo Heitor Férrer, TCM possui mais de 700 terceirizados e tem sido órgão 'mais político que técnico' Proposta corre em regime de urgência. Comissão de Constituição e Justiça fará o encaminhamento para Plenário antes do recesso da Casa. A Proposta de Emenda à Constituição estadual PEC 2/2016 que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) deverá ir a Plenário nesta semana, antes do encerramento dos trabalhos. O projeto do deputado Heitor Férrer tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e segue em regime de urgência. Ainda não há data marcada para a votação, já que ela ainda precisa ser aprovada antes na Comissão. Heitor conseguiu 17 assinaturas para encorporar emenda modificativa à PEC. No texto original, ele propunha suão do TCM e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Mudei para extinção, porque já é algo que já foi discutido. O Supremo Tribunal Federal já tem casos como esse, por isso não seria um caso questionável na Justiça”, explica o autor. De acordo com a proposta de Heitor, os conselheiros do TCM ficariam à disposição do Estado, mas não atuariam. O salário deles continuaria sendo pago. Mediante à saída de um conselheiro do TCE, um dos atuais conselheiros do TCM poderá ocupar a vaga. “O TCM tem sido um órgão muito mais político que técnico. Eles têm 700 terceirizados”, argumenta. Heitor também diz que cinco dos sete conselheiros do órgãos já poderiam ter se aposentado. Apesar da proposta de Heitor ser antiga, somente agora foi levada adiante pela Casa. O movimento ocorre logo após o presidente do TCM, Domingos Filho ter rompido com o governador Camilo Santana (PT) e os Ferreira Gomes. A aliança se desfez durante a campanha de eleição da Mesa Diretora da Assembleia, quando o deputado Sérgio Aguiar concorreu contra o candidato do governador Zezinho Albuquerque. Sérgio contou com o apoio do grupo político de Domingos Filho e de parte da base e da oposição da Casa. PGJ contesta Desde que foi colocada em pauta, a PEC tem desagradado vários setores da sociedade. Na última sexta-feira, 16, o Ministério Público do Ceará emitiu nota em que dizia que acompanhava o processo “com atenção e preocupação”. “O sucesso do trabalho conjunto do Ministério Público e do TCM está registrado nas inúmeras medidas de combate à corrupção realizadas, seja de ordem administrativa, seja de natureza judicial, as quais conduziram os gestores dos Municípios do Estado do Ceará a boas práticas administrativas”, dizia nota. O Conselho Regional de Administração do Estado do Ceará (CRA-CE), a Associação Nacional Ministério Público de Contas (Ampcon) e Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas (CNPGC) também se posicionaram contrárias à PEC. O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário