Atenção: as imagens contidas no blog são de domínio público e/ou retiradas do Google. Se você, por algum motivo, sentir-se ofendido ou agredido com alguma imagem ou texto postados neste blog, entre em contato e a mesma, se este for o caso, será retirada. Caso a imagem seja sua, avise-me para que eu lhe credite a autoria.CONTATO cratonoticia@gmail.com/WHATSAPP [88] 9 9788 5932

sábado, 17 de dezembro de 2016

Fim de semana com muita chuva no Ceará


O fim de semana deve começar com chuva, segundo as previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os sistemas meteorológicos devem atuar ocasionando chuvas com intensidade moderada hoje e amanhã, conforme o órgão.

A alegria da notícia se junta à esperança do cearense que, desde o início da semana, já assiste às primeiras chuvas caírem no Ceará. Os registros são típicos da pré-estação chuvosa, período compreendido da segunda quinzena de dezembro até o início de janeiro, e que começou oficialmente ontem, embora sem registro de chuvas em nenhum município do Ceará.

A partir de hoje e até amanhã, a Funceme explica que um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) deve se deslocar de forma favorável, ocasionado as chuvas. A faixa litorânea e a região Centro Sul do Estado devem registrar precipitações hoje. A previsão deve se repetir no sábado. Nas demais regiões, o céu permanece parcialmente nublado. Para domingo, o órgão prevê possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no Sul do Ceará, entre a madrugada e o início da manhã. No decorrer do dia, céu parcialmente nublado.

O VCAN é o mesmo sistema que, segundo o meteorologista Raul Fritz, ocasionou as primeiras chuvas do mês, nesta semana. "Esse sistema pode mudar rapidamente. Então não tem como fazer previsões para períodos muito extensos", explica Fritz. Ele ainda frisa que, devido à facilidade de deslocamento do fenômeno para outras regiões, "orientamos os usuários a acompanharem a previsão diária do tempo, atualizada duas vezes por dia no site da Funceme".

A média histórica observada em dezembro, segundo os dados da Funceme, é de 31.6 mm. Até ontem, o órgão havia registrado chuvas em quatro dias do mês, banhando 35 municípios do Estado. Com os registros até aqui, a Funceme já contabiliza a média de 7.4 mm, mas o registro pode aumentar se os fenômenos da pré-estação persistirem.

Embora baixo e ainda na metade do mês, o número da média estadual é considerado razoável se comparado com o mesmo período de outros anos. Em 2012, a Funceme registrou a mais baixa média histórica em um intervalo de dez anos: apenas 4.0 mm. O melhor número foi registrado em 2010, quando o registro médio foi de 88 mm, um número 179% maior do que é esperado.

A Funceme diz que ainda é cedo para falar em bom inverno. O órgão marcou para o dia 15 de janeiro, em data ainda a ser definida, a conclusão e divulgação do primeiro prognóstico climático oficial para a quadra chuvosa de 2017 no Ceará.

Via valedoacarau24horas
Foto divulgação

Duplo Homicídio em Juazeiro do Norte

Homicídio  No Bairro João Cabral Na Rua Odilho de Figueiredo 

Com  Avenida Chef.Duas Vítima de Disparo de arma de Fogo Vitimas Conhecidas Por Gilberto e O Outro por  Neguin.