Atenção: as imagens contidas no blog são de domínio público e/ou retiradas do Google. Se você, por algum motivo, sentir-se ofendido ou agredido com alguma imagem ou texto postados neste blog, entre em contato e a mesma, se este for o caso, será retirada. Caso a imagem seja sua, avise-me para que eu lhe credite a autoria.CONTATO cratonoticia@gmail.com/WHATSAPP [88] 9 9788 5932

terça-feira, 1 de novembro de 2016

No Ceará, portões fecham ao meio-dia para candidatos do Enem


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 será realizado em todo o Brasil no sábado (5) e domingo (6). Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. No Ceará, os 537.626 candidatos devem ficar atentos quanto ao horário das provas. Por causa do horário de verão, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h e fechados às 12h, sem tolerância. As provas começarão, nos dois dias, às 12h30. Em 2016, o número de candidatos do Ceará foi 10% superior ao de 2015, que somaram 486.678.
Para evitar atrasos, a recomendação do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) é de que os candidatos façam o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. No dia da prova, a orientação é chegar com antecedência ao local, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 12h.
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
Identificação
O acesso ao cartão de confirmação de inscrição está disponível pela internet e também no aplicativo do Enem. Pelo app é posível acompanhar as etapas do exame, acessar comunicados oficiais e receber notificações personalizadas. O app, que é gratuito, pode ser baixado em tablets e smartphones, o aplicativo do exame, disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

Segundo o Inep, a apresentação do Cartão de Confirmação nos dias de prova não é obrigatória, mas ele traz importantes informações como o número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). 


Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do Enem na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha  O cartão de confirmação, além do local, data e horário de prova, traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.  Em caso de dúvidas, o Inep disponibiliza o Inep o telefone 0800-616161.



Provas
No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.  Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro.  Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.



Neste ano, todos os candidatos, no momento em que assinarem a lista de presença dentro das salas, terão de passar pela biometria (reconhecimento das digitais) para evitar fraudes. Segundo o governo federal, 22 mil servidores federais vão trabalhar como certificadores com o coordenadores de prova em cada ponto de aplicação.

Fonte: G1

Maguila volta a ser internado em SP

naom_5817622610d61
O ex-boxeador Maguila foi novamente internado em São Paulo. Ele deu entrada no último sábado no Hospital das Clínicas da capital paulista, mas seu quadro clínico ainda não foi divulgado.

Aos 58 anos, o ex-lutador teve alta recentemente após mais de dois anos tratando de males causados pela chamada “demência pugilística”, relativamente típica em atletas do boxe.

Em recente participação no “Programa Xuxa Menehel”, Maguila disse que “faria tudo de novo” e que “não se arrepende de nada” em relação à carreira que o consagrou no Brasil, mas que agora cobra o preço – ele tem 88 lutas no cartel e 77 vitórias.

(Com Agências)

Missão Velha, Aiuaba, Barro, Saboeiro, Santa Quitéria e Tianguá: candidatos mais votados continuam com registro de candidatura pendente de decisão final na Justiça Eleitoral.


Está marcado para a quinta-feira (3) o julgamento, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), do recurso de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral que que impede a posse do prefeito eleito de Missão Velha, Diego Gondim Feitosa. O candidato teve a candidatura cassada pelo juiz da 16ª Zona Eleitoral, por propaganda irregular. Outros cinco candidatos tiveram o registro de candidatura indeferido pelo TRE e aguardam o julgamento dos recursos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem até o dia 19 de dezembro, data da diplomação dos candidatos eleitos, para proferir uma decisão sobre todos esses casos. Segundo a assessoria do tribunal, tal prazo será cumprido, de modo a não provocar insegurança jurídica a respeito de quem de fato assumirá as prefeituras. Se o candidato vencedor da eleição tiver sua candidatura impugnada, os votos recebidos por ele são computados como nulos e assume o segundo mais votado.No Ceará, mais cinco cidades - Aiuaba, Barro, Saboeiro, Santa Quitéria e Tianguá - em que os candidatos mais votados continuam com registro de candidatura pendente de decisão final na Justiça Eleitoral, podem ter de voltar às urnas. De acordo com o Código Eleitoral, se os votos nulos ultrapassarem os 50% do número total de votos, a Justiça Eleitoral tem de 20 a 40 dias para marcar a data de um novo pleito, a chamada eleição suplementar. A situação se repete a cada eleição municipal, mas este ano foi agravada, segundo o presidente do TSE, Gilmar Mendes, pela redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias, o que afetou também os prazos para o registro das candidaturas. “Com o encurtamento do prazo, nós tivemos problemas com os registros, muitos deles, a maioria, não chegaram ainda ao Tribunal Superior Eleitoral, e alguns ainda sequer foram votados nos Tribunais Regionais Eleitorais, então temos um quadro de insegurança”, disse. O presidente do TSE sugeriu que talvez seja preciso antecipar o prazo com uma "fase de pré-registro", para que já ocorressem as impugnações e as apreciações, a fim de evitar as instabilidades no processo eleitoral. Fonte - G1/CE

Temendo fiscalização, agricultores de Tauá conduzem “cinquentinha” nos ombros


Agricultores do município de Tauá (CE), conduzem motoneta “cinquentinha” para emplacar no Departamento Estadual de Trânsito, em uma rodovia, com medo de não serem pegos conduzindo o veículo, que, de acordo com a lei, é proibido conduzir veículos ciclomotores que não sejam emplacados. O vídeo foi divulgado nas redes sociais neste domingo (30/10) e já tem quase 300 mil acessos. Em relação à lei, veículo sem identificação pode rodar, em vias públicas, por, no máximo, 15 dias contados a partir da emissão da Nota Fiscal de compra. Durante este período, a Nota Fiscal deve permanecer em posse do motorista, para o caso de passar por alguma fiscalização de trânsito.