Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Locais da segunda prova do Enem já estão disponíveis no site do Inep



Estudantes fazem prova do Enem (Foto: Imagem de Arquivo/Agência Brasil)
Os locais de prova da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet. Os estudantes farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro. Os mais de 271 mil candidatos que tiveram a prova adiada poderão consultar os novos locais na página do Participante e no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

A recomendação é que os estudantes conheçam antes o local da prova para evitar atrasos no dia do exame. O esquema da segunda aplicação será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30min.

No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Segunda aplicação

O Enem foi aplicado nos dias 5 e 6 de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Devido a ocupações de escolas, universidades e institutos federais, o Ministério da Educação adiou o exame para um grupo de estudantes que fariam a prova em 405 locais de diferentes estados. Esses estudantes receberam um aviso do Inep por mensagem no celular e e-mail. A ocupação de escolas ocorrem em diversos estados, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, e a reforma do ensino médio,

Os locais de prova serão todos alterados. Segundo o instituto, os novos locais terão o padrão necessário para a aplicação das provas e não correrão risco de ocupação até a realização do exame.

As provas serão diferentes daquelas aplicadas no início do mês, mas manterão o mesmo nível de dificuldade, o que, de acordo com o Inep, garantirá a isonomia entre os candidatos. O resultado do Enem será divulgado para todos os participantes no dia 19 de janeiro.




Fonte O Povo

Eunício Oliveira se reúne com comissão para retomada das obras do Rio São Francisco

Reunião para tratar sobre as obras da Transposição do Rio São Francisco (Foto: Reprodução)

Na tarde desta terça-feira (22) o senador Eunícío Oliveira recebeu os membros da Comissão Externa de Acompanhamento da Transposição do Rio São Francisco. Na pauta a luta para a retomada das obras do trecho que liga as águas do Velho Chico ao Ceará.

Eunício aproveitou o encontro para reforçar a disponibilidade de recursos federais através da Defesa Civil e do Ministério da Integração. As verbas são realizar a perfuração de poços e instalar adutoras de engate rápido nos municípios.

A situação de calamidade pública decretada e reconhecida pelo governo federal se junta ao anseio do senador em resolver o problema da falta de água.

Comissão para retomada das obras de Transposição do Rio São Francisco (Foto: Reprodução)
Participaram do encontro a deputada federal Gorete Pereira (PR) e os deputados Moses Rodrigues (PMDB) e Ronaldo Gomes de Matos (PSDB), além da comitiva da Transposição.




Fonte Site Miséria

Nova lei isenta de cobrança da 2ª via da Identidade para pessoas em situação de rua e idosos




Já está em vigor lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Camilo Santana que isenta a taxa de expedição da 2ª via da Carteira de Identidade às pessoas em situação de rua e aos idosos, com idade igual ou superior a 60 anos. 

De acordo com Nelson Martins, secretário das Relações Institucionais do Governo do Ceará, o benefício foi estendido através de Mensagem enviada pelo governador. “As pessoas em situação de rua não estavam incluídas neste direito e houve uma demanda dos movimentos sociais, principalmente das áreas ligadas ao Direitos Humanos. Com isso, o governador Camilo Santana enviou uma Mensagem para Assembleia garantindo a isenção do pagamento da segunda via da carteira de identidade”, informou.

A medida garante ainda o benefício para as pessoas reconhecidamente pobres, inseridas no Cadastro Único do Fundo Nacional de Assistência Social da STDS; cidadãos que tenham sido vítimas de roubo, desde que comprovem através do boletim de ocorrência; e trabalhadores beneficiados com o seguro-desemprego.

“Desde o ano passado, o Estado fez uma reformulação, uma revisão, nas taxas de fiscalização e prestação de serviço público. Uma das decisões, do ponto de vista social, foi a isenção do pagamento da segunda via da identidade para as pessoas consideradas pobres”, concluiu.

 
Com Secretaria de Relações Institucionais,Via Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário