Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Suspeito de matar delegado tem extensa lista de crimes e foi solto há 3 meses


Danilo Andrade de Sousa já respondia por crimes de quando ainda era adolescente, e na última vez que foi preso ficou pouco tempo em delegacia.
 
O suspeito de matar o delegado Aldizio Ferreira Santiago, preso na última tarde da quarta-feira (16), estava solto há apenas 3 meses. Danilo Andrade de Sousa, de 19 anos, foi detido em agosto deste ano no Bairro José Walter, em Fortaleza, por roubo. Contudo, dias depois, em uma audiência de custódia, recebeu o direito de responder a ação em liberdade.

Essa não foi a primeira vez que Danilo havia sido detido. Ele já respondia por atos infracionais quando ainda era adolescente. Em 2012, por roubo, em 2013 foram três vezes pela mesma infração, em Beberibe, e no mesmo ano também por tráfico de drogas. Também por roubo ele foi preso em 2014.

O suspeito do assassinato do delegado, ocorrido na última terça-feira (15), foi preso na Barra do Ceará, e conduzido para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), responsável por realizar as investigações do caso. A Polícia também está a procura da mulher que participou do crime.

Aldizio Ferreira Santiago foi assassinado em uma tentativa de assalto no feriado da Proclamação da República, na frente do filho e da nora, no Bairro Maraponga. A vítima estava desarmada e interveio, mas foi atingida por um tiro no rosto. Ele não resistiu aos ferimentos.

Após o crime, o casal abandonou a moto e roubou outra. Em seguida, a moto foi encontrada nas proximidades da comunidade conhecida como “Babilônia”, no Barroso.

Violência contra policiais

Em 2016, 26 policiais já foram assassinados no Ceará. Esse foi o terceiro crime contra policiais no estado, em apenas quatro dias. Na terça-feira (15), foi registrada mais uma morte de policial militar. A vítima foi o sargento George de Sousa e Silva, baleado durante serviço em Sobral, no interior do estado.

O que é uma audiência de custódia?

A audiência de custódia é a garantia da apresentação do preso a um juiz nos casos de prisões em flagrante. A ideia do projeto é que o acusado seja apresentado e interrogado por juiz, em audiência, onde conta também com as manifestações de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública ou do advogado do preso.

A competência de realização das audiências é da Vara Única de Audiência de Custódia do Fórum Clóvis Beviláqua.

No Ceará, esse projeto foi implementado em agosto de 2015. A audiência de custódia é uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça.

Veja matéria do Barra Pesada desta quarta-feira (16):


Fonte: Tribuna do Ceará

SAÚDE: Inventado preservativo que muda de cor quando detecta DST



O preservativo muda de cor de acordo com a DST.
Nasceu uma nova forma de detectar doenças sexualmente transmissíveis. Essa forma é o preservativo “semáforo”. Três estudantes da Isaac Newton Academy, do Reino Unido, criaram o novo método contraceptivo que adverte sobre o perigo de contágio.

O uso correto de preservativos reduz, mas não elimina, o risco de doenças sexualmente transmissíveis (DST). (Foto: Getty Images). 

As infecções a seguir são transmitidas de pessoa para pessoa através do contato sexual, por meio de bactérias, parasitas, fungos e vírus.

Há mais de 20 tipos de DSTs, entre as quais destacamos:

· Clamídia

· Herpes genital

· Gonorreia

· HIV / AIDS

· HPV

· Sífilis

· Tricomoníase

Agora, uma nova e melhorada versão do preservativo entra em cena para prevenir doenças e lidar com tabus sobre os quais alguns casais têm dificuldade de conversar, de forma natural.

O objetivo do preservativo “semáforo” é saber se a outra pessoa tem uma doença sexualmente transmissível, de modo que possa começar a se tratar. 

“Nós criamos o S.T. EYE (como foi batizado o preservativo) para oferecer mais uma forma de detectar doenças sexualmente transmissíveis e ajudar as gerações futuras. Queríamos criar algo que as pessoas pudessem utilizar na privacidade de suas casas, sem precisar recorrer a clínicas e procedimentos invasivos,” conta Ali. 

O preservativo foi criado com moléculas capazes de identificar doenças e emitir um brilho específico para cada uma delas. 

A tonalidade depende do tipo de bactéria presente. (Foto: Getty Images)

Assim, para cada DST detectada, o preservativo mudará para uma determinada cor: amarelo para herpes, verde para clamídia, roxo para o papiloma… 

Além disso, esse preservativo inteligente evita a necessidade de conversas delicadas e pode nos salvar de pessoas inescrupulosas, capazes de infectar parceiros intencionalmente. 

O preservativo “semáforo” foi estudado e aprovado por vários pesquisadores e é um possível vencedor do prêmio TeenTech Awards na categoria de melhor ideia inovadora. Várias marcas já mostraram interessem em fazer os preservativos e já contataram os jovens criadores da ideia. 

Yahoo / Mónica de Haro

Nenhum comentário:

Postar um comentário