Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Acidentes: 58% dos atendimentos do IJF são a motociclistas que ingeriram álcool

Acidente_Motos_

Os órgãos públicos e demais entidades de trânsito tentam diariamente conscientizar condutores de motos e carros para não misturarem álcool e direção. Apesar disso, o número de atendimentos no Instituto Doutor José Frota (IJF) de pessoas embriagadas é grande. Conforme a secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, do total de acidentes, 58% dos envolvidos confirmam ter ingerido álcool antes das ocorrências.

"Se a gente estimar que alguns não tem coragem de fazer essa afirmação, só o fato de ter 58% já é elevado. Nossa expectativa é que esse percentual seja maior. A pesquisa é amostral, mas tem base epidemiológica. Feita com rigor estático, representando um todo", destacou a gestora.

O Relatório Anual de Acidentes de Trânsito (2015) apresentado pela Prefeitura de Fortaleza aponta que 11.124 pessoas ficaram feridas em ocorrências envolvendo motos e carros. Os gastos da cidade chegaram a R$ 500 milhões. O levantamento, que tem apoio da Bloomberg Philanthropies, serve de referência para o diagnóstico, planejamento e execução da política municipal de segurança viária.
 

Fonte Diário do Nordeste

Mais da metade dos casos de chikungunya no Brasil são registrados no Ceará



Mais da metade (51,2%) dos casos de chikungunya registrados no Brasil estão no Ceará, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. No total, o Brasil confirmou 80.949 casos da doença, 41.479 casos no Estado.

O Ceará ainda lidera o ranking de incidência da doença por habitante, com 462,7 casos confirmados para cada 100 mil pessoas. No Brasil, são 39,3 casos a cada 100 mil habitantes.

Assembleia do Ceará aprova projeto que dá desconto de até 10% no IPVA para quem não tiver multas


Assembleia do Ceará aprova projeto que dá desconto de até 10% no IPVA para quem não tiver multas (Foto: Christyan de Lima/Divulgação)
Assembleia do Ceará aprova projeto que dá desconto de até 10% no IPVA para quem não tiver multas (Foto: Christyan de Lima/Divulgação)

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o projeto de indicação que dá descontos de até 10% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos donos de automóveis sem multas.

O desconto é de 5% para quem está isento de multa nos dois anos anteriores e de 10% para proprietários de veículos sem multas nos últimos quatro anos.

O desconto previsto no projeto é referente ao pagamento do valor integral do imposto à vista, até a data do vencimento da cota única. No Ceará, o IPVA pode ser pago em cota única com desconto ou parcelado.
De acordo com o autor do projeto, deputado Audic Mota, a proposta tem por finalidade reduzir as infrações de trânsito e estimular as boas práticas ao volante, contribuindo ainda para diminuir o número de acidentes no Estado.

O projeto segue agora para análise do Governador do Ceará, Camilo Santana, que poderá devolvê-la ao Poder Legislativo sob a forma de projeto de lei que só passa a valer se for aprovado pelos deputados, sancionado pelo governado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). 


Fonte G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário