Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Ex-presidente do BB e da Petrobras é preso em nova fase da Lava-Jato

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27), a 42ª fase da Operação Lava-Jato, denominada Operação Cobra. Segundo o órgão, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

A ação teve como alvo principal o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine, preso em Sorocaba/SP. Outras pessoas associadas a ele também são investigadas pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, dentre outros.

Segundo as investigações, Bendine e pessoas a ele relacionadas teriam solicitado vantagem indevida em razão dos cargos exercidos para que o grupo Odebrecht não viesse a ser prejudicado em futuras contratações da Petrobras. Em troca, o grupo empresarial teria efetuado o pagamento em espécie de ao menos R$ 3 milhões. Aparentemente, estes pagamentos somente foram interrompidos com a prisão de Marcelo Odebrecht, então presidente do grupo.

O nome da fase (Cobra) é uma referência ao codinome dado ao principal investigado nas tabelas de pagamentos de propinas apreendidas no chamado Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht durante a 23ª fase da Lava-Jato.

Os presos serão trazidos para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição do juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.

Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário