Web Radio Cultura Crato

sábado, 8 de outubro de 2016

Grávida de 12 anos vai a hospital, e o 'marido', de 40, mente: 'Ela tem 20'


Foto: Reprodução / Internet
A menina tinha muitas estrias na barriga
Uma menina de 12 anos, que estava grávida, foi levada a um hospital de Xuzhou (China) pelo "marido", de 40. Para não ter que se explicar pelo caso de abuso, o homem mentiu, dizendo que a menina tinha 20 anos.

O homem, que estava acompanhado de uma mulher, que afirmava ser a sogra da menor, disse que a menina, supostamente aos três meses de gravidez, precisava fazer um exame de rotina para verificar a saúde do feto.

"Ela certamente não está perto dos 20 anos", questionou um funcionário do hospital, de acordo com o "Daily Star".

"Eu a trouxe para fazer o exame, faça o seu trabalho", rebateu o "marido".

Um médico ouviu a discussão e imediatamente chamou a polícia.

A menina não falava mandarim. A polícia suspeita que ela tenha sido levada para a China como uma noiva comprada no Sudeste Asiático, especialmente no Vietnã.

O "marido" foi preso.

Fonte: O Globo

Prontuário eletrônico deve ser implantado em todo país nos próximos 60 dias


DivulgaçãoOs Municípios brasileiros terão 60 dias para adotar o prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde. A plataforma digital permitirá o acompanhamento, em tempo real, de todas as informações da saúde, como histórico, dados e resultado de exames dos pacientes, disponibilidade de medicamentos e registro de visitas de agentes de saúde, o que pode melhorar o atendimento ao cidadão. Os usuários dos postos de saúde também poderão ter acesso aos seus prontuários.

Para auxiliar com a demanda, o Ministério da Saúde sinalizou que vai apoiar os Municípios que encontrarem dificuldades na implantação do prontuário eletrônico. Assim, cada gestor deverá reportar suas necessidades à pasta, até 10 de dezembro, que avaliará cada caso para providenciar a estrutura para a transmissão dos dados.

A plataforma digital, chamada de e-SUS, permite o acompanhamento do histórico médico do paciente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é oferecer ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.

O Ministério da Saúde oferece plataforma gratuita, mas o envio dos dados também pode ser feito pelos Municípios por sistema próprio. Após o período para implantação das plataformas, o pagamento do Programa de Atenção Básica (PAB) Variável às Prefeituras, equivalente a R$ 10 bilhões por ano, ficará condicionado à implantação do prontuário eletrônico. Esse recurso é aplicado no custeio dos atendimentos de pediatria e vinculados a programas como Saúde da Família, Brasil Sorridente, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário