Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Sejus registra apreensão de 4,4 mil celulares em presídios


"Quem diz que não tem como se comunicar com preso lá dentro, está mentindo. Eu falo com o meu marido pelo menos uma vez todo dia, quando ele pega celular emprestado". A fala de Cláudia (nome fictício) mostra que o diálogo entre detentos e familiares vai além dos dias de visita e é mais fácil do que aparenta, "basta ter dinheiro que consegue", complementa a companheira do interno.

De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), em 2016 foram 4.473 celulares apreendidos no interior das unidades prisionais do Estado. Embora o número ainda seja muito elevado, caiu 22% em comparação com o ano de 2015, quando foram recolhidos 5.752. 

Mesmo com a redução progressiva dos números, que em 2014 se mostravam ainda maiores somando 6.580, a permanente utilização ilegal dos aparelhos pelos detentos que são custodiados nas unidades prisionais do Ceará preocupa e se mostra um desafio no Sistema Penitenciário.

DN Online

Fevereiro já soma 88,5% das chuvas previstas para o mês no Ceará

Com as chuvas de ontem e sábado, o Ceará chegou a 88,5% da média de precipitações prevista para fevereiro. O percentual, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indica que o volume somado em 19 dias do mês, de 104,9 milímetros (mm), está em torno da média histórica do período. A diferença é de 11,55% em relação à média histórica do mês — 118,6 mm. Conforme informações da Funceme, desvio de 15% (para mais ou para menos) já significa que as chuvas estão em torno da média.

Os dados de chuva são atualizados no sistema da Funceme diariamente, às 14 horas. Ontem, até as 11 horas, a média estava em 127,8 mm, o que correspondia a um total 8% acima da média. A informação foi motivo de publicação do governador Camilo Santana (PT) no perfil que mantém no Instagram. “Ainda é cedo para comemorar um bom inverno, mas não posso deixar de dividir com vocês minha alegria com essa notícia. Continuemos juntos, na torcida e na oração, para que nosso Ceará continue sendo abençoado pelas chuvas”, escreveu Camilo.

A última vez que o Ceará superou a média de fevereiro foi em 2012, com 138,1 mm no mês. No ano passado, fevereiro somou 23,2 mm.

A Funceme registrou chuva ontem em 40 cidades cearenses. As mais intensas foram no Cedro (45 mm) e em Lavras da Mangabeira (42 mm).

O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário