Fortaleza aparece como a quarta cidade mais congestionada do Brasil em um relatório anual de trânsito, de acordo com dados levantados a partir dos usuários do serviço de georreferenciamento TomTom. Segundo o documento, os motoristas fortalezense gastam, pelo menos, 35% a mais de tempo parado em engarrafamentos a qualquer hora do dia. As informações se referem a 2016.
Em comparação com o ano passado, a Capital piorou cerca de 2%. Isso quer dizer que, em 2015, os motoristas passavam menos tempo parados em engarrafamentos. Fortaleza só perde para o Rio de Janeiro, que é a cidade com maior tempo gasto (47%). Depois vem Salvador (40%) e Recife (37%). São Paulo ocupa a quinta posição, com 30% a mais de tempo.
Intitulado como TomTom Traffic Index 2016, o relatório indica que os motoristas de Fortaleza passam cerca de 34 minutos extras no trânsito todos os dias. E nos horários de pico, tanto da manhã quanto da tarde, a situação tende a pior. O estudo apontou que os condutores gastam 56% mais tempo em engarrafamentos pela manhã e 57% à tarde.
O pior dia para os congestionamentos da Cidade, de acordo com o levantamento, é no horário de pico das tardes de sexta-feira, quando os condutores chegam a passar 65% a mais de tempo parados no trânsito. Já na segunda-feira pela manhã, os motoristas chegam a gastar 62% a mais de tempo.
RelatórioCom base em dados de 2016, o relatório avalia a situação do congestionamento de trânsito em 390 cidades de 48 países. Ao O POVO, a TomTom explicou que a pesquisa é feita a partir do banco de dados da tecnologia de georeferenciamento.
O serviço mensura o tempo que o condutor deve percorrer entre dois pontos da cidade. A tecnologia identifica o tempo que o motorista passou parado no trânsito entre o local de saída e o destino. Segundo a empresa, no Brasil, foram coletadas 250 milhões de informações como essa para definir o ranking.
Todos os dados da pesquisa são disponibilizados via Internet, podendo o usuário fazer comparativos das mais diversas cidades.
Políticas públicas
Em comparação com o ano passado, a Capital piorou cerca de 2%. Isso quer dizer que, em 2015, os motoristas passavam menos tempo parados em engarrafamentos. Fortaleza só perde para o Rio de Janeiro, que é a cidade com maior tempo gasto (47%). Depois vem Salvador (40%) e Recife (37%). São Paulo ocupa a quinta posição, com 30% a mais de tempo.
Intitulado como TomTom Traffic Index 2016, o relatório indica que os motoristas de Fortaleza passam cerca de 34 minutos extras no trânsito todos os dias. E nos horários de pico, tanto da manhã quanto da tarde, a situação tende a pior. O estudo apontou que os condutores gastam 56% mais tempo em engarrafamentos pela manhã e 57% à tarde.
O pior dia para os congestionamentos da Cidade, de acordo com o levantamento, é no horário de pico das tardes de sexta-feira, quando os condutores chegam a passar 65% a mais de tempo parados no trânsito. Já na segunda-feira pela manhã, os motoristas chegam a gastar 62% a mais de tempo.
RelatórioCom base em dados de 2016, o relatório avalia a situação do congestionamento de trânsito em 390 cidades de 48 países. Ao O POVO, a TomTom explicou que a pesquisa é feita a partir do banco de dados da tecnologia de georeferenciamento.
O serviço mensura o tempo que o condutor deve percorrer entre dois pontos da cidade. A tecnologia identifica o tempo que o motorista passou parado no trânsito entre o local de saída e o destino. Segundo a empresa, no Brasil, foram coletadas 250 milhões de informações como essa para definir o ranking.
Todos os dados da pesquisa são disponibilizados via Internet, podendo o usuário fazer comparativos das mais diversas cidades.
Políticas públicas
Para o professor Mário Azevedo, do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Prefeitura de Fortaleza deve estar atenta a relatórios do tipo para orientar possíveis ações. No entanto, ele defende que existam mecanismos próprios da gestão que possam trazer dados sobre o trânsito da Cidade.
“Não adianta a gente querer saber se Fortaleza está melhor ou não que outras capitais. A gente precisa saber como o trânsito está para o motorista local”, defende.
Para ele, é preciso estimular - e avaliar - políticas de estímulo ao transporte público, na tentativa de reduzir os problemas de trânsito na Capital. “Acredito que o caminho é tentar seguir essa linha de priorização dos ônibus, que a Prefeitura tem tentado implementar. E tem que ser feito também algo para que as pessoas respeitem as normas de trânsito. Isso se resolve com fiscalização”, aponta o especialista.
Fonte O Povo
PF cumpre a 38ª fase da Lava Jato
Policiais federais estão nas ruas desde as primeiras horas desta quinta-feira (23) para cumprir mandados da 38ª fase da Operação Lava Jato. Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva no Rio de Janeiro. A operação foi batizada de Blackout.
De acordo com as investigações, a ação tem como alvo principal a atuação de operadores financeiros identificados como facilitadores na movimentação de recursos indevidos pagos a integrantes das diretorias da Petrobras.
Os dois operadores financeiros são Jorge Luz e Bruno Luz. Até a última atualização desta reportagem a PF não tinha confirmado se eles já tinham sido presos. Os dois são investigados pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro dentre outros, ainda de acordo com a PF.
Em um dos depoimentos de delação premiada, o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró afirmou ao juiz Sérgio Moro que o senador Renan Calheiros, do PMDB, recebeu propina de dinheiro desviado da Petrobras através de Jorge Luz.
“O Jorge Luz era um operador dos muitos que atuam na Petrobras. Eu conheci o Jorge Luz, inclusive nós trabalhamos, também faz parte de uma propina que eu recebi, que faz parte da minha colaboração na Argentina. E foi o operador que pagou os US$ 6 milhões, da comissão. Da propina da sonda Petrobras 10.000, foi o Jorge Luz encarregado de pagar ao senador Renan Calheiros…”, disse Cerveró.
A assessoria de Renan Calheiros disse que ele nega as afirmações, que já prestou as declarações necessárias e está à disposição para novos esclarecimentos. Conforme a PF, o nome da operação é uma referência ao sobrenome dos dois operadores.
“A simbologia do nome tem por objetivo demonstrar a interrupção definitiva da atuação destes investigados como representantes deste poderoso esquema de corrupção”, disse a PF.
Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.
Fonte G1
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