Web Radio Cultura Crato

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Ceará pode atingir neste fim de semana média mensal de chuva para fevereiro


Fortaleza registrou chuva de 12,2 milímetros na manhã desta sexta-feira (17). Pouca chuva foi o suficiente para deixar ruas e avenidas alagadas (Foto: Leandro Silva/TV Verdes Mares)
Fortaleza registrou chuva de 12,2 milímetros na manhã desta sexta-feira (17). Pouca chuva foi o suficiente para deixar ruas e avenidas alagadas (Foto: Leandro Silva/TV Verdes Mares)

 
O fim de semana deverá ser com chuva em todas as regiões do Ceará, de acordo com previsão divulgada nesta sexta-feira (17) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Caso se confirme a previsão, há possibilidade de que o Ceará atinja a média mensal de chuvas para fevereiro, que é de 118,6mm. De forma parcial, até a quinta-feira (16), foram observados 84,6mm, significando precipitações 28,7% abaixo da média.

Nesta sexta-feira (17), choveu em 21 municípios, com maiores registros em Novo Oriente (70mm), Aquiraz (60mm) e Ararendá (50mm). Em Fortaleza, choveu 12,2mm. De acordo com a Funceme, a previsão para o sábado (18) e o domingo (19) é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses. O dia com precipitações com intensidades mais significativas deverá ser o sábado.

As chuvas registradas em janeiro deste ano no Ceará ficaram 28% abaixo da média histórica para o período, de acordo com a Funceme. Segundo o órgão, o esperado para o este início de ano era de 98,7 milímetros de chuva acumulados em todo o estado, enquanto que o observado ficou em 2017 é de 70 milímetros, 28,4% a menos que a média histórica.

As chuvas mais fortes no estado ocorreram no Cariri, única região do estado onde o volume de chuva está acima da média para o período. Em Abaiara, o volume acumulado é de 215 milímetros, 41% acima da média. Também há um acúmulo de chuva acima da média no Crato (11% a mais) e Barbalha (5%).

De acordo com os meteorologistas, o principal indutor de chuva no Ceará durante a quadra-chuvosa (fevereiro, março, abril e maio) é o sistema meteorológico chamado zona de convergência intertropical (ZCIT), que deve trazer precipitações mais generalizadas neste fim de semana.

Pré-estação
A pré-estação de chuvas no Ceará - período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro – ficou 21,6% abaixo da média. Nesse período se dão os primeiros registros de chuvas no Estado depois da estação seca, que ocorre de agosto a novembro. A chuva acumulada nos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017 no Ceará foi de 102,1mm, enquanto a média histórica do período é de 130,3mm




Fonte G1 Ceará

Roberto Carlos admite pressão da Globo por nova música: 'Tenho que fazer'


Enquanto a produção de 'A Força do Querer' segue a todo vapor, alguns profissionais envolvidos na novela sofrem certa pressão. Pelo menos é o caso de Roberto Carlos, que foi convidado por Glória Perez para compor a trilha inédita da personagem de Isis Valverde.

A Globo apostou no 'Rei' devido ao sucesso da canção 'Esse Cara Sou Eu', tema de Rodrigo Lombardi, na novela 'Salve Jorge'.

Acontece que o cantor revelou, segundo o UOL, que se sente preocupado porque nunca produziu nada por encomenda. Mas também não quis recusar o convite da autora, por quem nutre muito carinho.

"No primeiro momento em que a Gloria Perez conversou comigo sobre o tema da novela e da possibilidade de eu fazer uma música, fiquei preocupado porque nunca fiz sob encomenda. De modo geral, tenho feito músicas sob inspiração, mas fazer dirigida à história de uma novela, aos personagens principais, para mim demorou muito porque fiquei pensando, pensando, pensando até o dia em que falei: 'Tenho que fazer, não posso perder esse emprego'", disse RC, em tom de brincadeira.




Fonte Noticias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário