Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Chove em todas as regiões do Ceará; volumes ultrapassam os 100 milímetros


Em Juazeiro do Norte, no Cariri, choveu 28 milímetros (Foto André Costa/Agência Diário) Juazeiro do Norte. Voltou a chover forte do Ceará. Entre as 7h do domingo (19) e as 7h desta segunda-feira (20), todas as regiões do Estado registraram chuvas, conforme dados do boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Pelo menos 118 municípios tiveram registros. Em quatro cidades o volume está na casa dos 100 milímetros, duas delas no Cariri e duas na região Jaguaribana. O maior índice foi registrado em Jaguaretama, na Fazenda Coque, com 125 mm; seguido por Fortim (106 mm); Altaneira (105,5 mm) e Barro, no posto Monte Alegre (100 mm). As chuvas dos últimos dias contribuíram para que a média histórica do mês de fevereiro, que é de 118,6 milímetros, fosse superado em apenas 20 dias, fato que não ocorria desde 2012. Até a manhã desta segunda, o desvio positivo era de 13,4%. > Média do mês é atingida com chuvas do fim de semana Fortaleza Na Capital, o maior volume foi registrado em Messejana (14,8 mm). Entretanto, após o período contabilizado pelo órgão de meteorologia, voltou a chover forte em Fortaleza. Como de costume, ruas ficaram alagadas, causando congestionamentos em toda a cidade. As precipitações da manhã desta segunda devem constar do relatório de terça-feira. De acordo com a Funceme, as chuvas estão associadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que incidem nuvens em todas as regiões cearenses. A previsão para a segunda e a terça-feira (21) é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do estado. Na quarta, o prognóstico é de possibilidade de chuvas na faixa litorânea e no centro-sul do Ceará. por André Costa Diário Cariri

Enel já registrou 9.774 raios neste ano

A Enel Distribuição Ceará informa que já registrou, por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, o total de 9.774 raios no Ceará até o dia 17 de fevereiro. Mesmo antes de o mês de fevereiro ter se encerrado, o número já representa mais do que o dobro do primeiro bimestre de 2016, quando houve registros de 4617 raios.

Granja, de acordo com a Enel, foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (808); seguido de Parambu (624) e Santa Quitéria (358). Em fevereiro, já foram registradas 2.206 descargas elétricas. O dia com maior incidência de raios no mês foi o último domingo (12), quando houve 637 raios.

O Sistema de Monitoramento de Raios, com acesso gratuito e ilimitado pela internet (http://www.zeus.iag.usp.br/coelce_estat/index.php), oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.

Blog do Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário