Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Fortaleza tem casos da doença do piolho do pombo; médicos alertam


Em Fortaleza, médicos dermatologistas registraram nos consultórios casos de doenças de pele relacionadas ao piolho de pombo. O dermatologista Renê Diógenes explica que a doença é provocada pelo pombo, através de um parasita (ácaro) que pode transmitir doença sistêmica, como meningite, doença fúngicas e bacterianas.

"Na pele, pode provocar alergia, como dermatite de contato e processos inflamatórios", afirma o especialista. O médico aponta como prevenção o uso de repelentes. Nos casos já concretos, o tratamento indicado na pele é usar antialérgico e corticoide tópico.

Um dos casos na capital cearense foi de uma criança de 9 anos, que apresentou inflamações com vermelhidão na pele, e foi submetido a medicamentos com corticóides, antialérgico, além de pomada. Inicialmente, os pais acharam que era reação à picada de muriçoca, mas o menino relatou que também sentia coceira no local e que as inflamações haviam crescido. A dermatologista que atendeu a criança relatou que já havia recebido outros pacientes com o mesmo quadro e apontou para doença relacionada ao piolho de pombo. 

O gerente da célula de Vigilância Ambiental e de Riscos Biológicos, Nélio Morais, alerta para o problema de infestação de pombos nos meios urbanos, inclusive em Fortaleza. "O pombo encontra na cidade água, abrigo e alimento, tudo que ele necessita pra reproduzir-se intensamente e em uma escala sem controle", diz.

Os danos, além dos problemas à saúde, afeta também os patrimônios públicos, já que as fezes ácidas dos animais corroem estátuas e outros materiais nos prédios. Outro problema são os riscos de acidentes aéreos. Nélio apontou o trabalho em conjunto com a Infraero que vem minimizando o número de pombos no Aeroporto de Fortaleza.
"Os pombos têm que buscar seu alimento de forma natural, tem que se alimentar de inseto, larva de inseto, floração de vegetais, e não outra alimentação, que inclusive faz encurtar a vida. É um erro alimentar os pombos. Nós temos que ter um equilíbrio, e esse equilíbrio natural, a busca natural do alimento, é que vai fazer a compensação desse processo", ressalta.
Sobre como afugentar os animais, o gerente da Prefeitura cita que existem diferentes tipos de repelente no mercado. "São paliativos, mas ajudam. A própria naftalina muitas pessoas usam, ou meios físicos, que você possa impedir acesso, sobretudo arame farpado enovelados, porque eles necessita de uma plataforma fixa, base estável", orienta.
Outra atenção é quanto à higiene. "Tem que remover permanentemente essas fezes, mas com segurança, usando jatos d'água, máscaras, óculos e luvas".
Fonte: G1

Polícia prende em Pernambuco bandido que comandou o ataque a dois bancos em Missão Velha


A Polícia Militar pernambucana informou ter capturado, ontem (14), no Interior daquele estado, um bandido apontado como chefe da quadrilha que atacou a cidade de Missão Velha, na Região Sul do Ceará (a 521Km de Fortaleza), e explodiu duas agências bancárias.  O crime ocorreu na madrugada do último dia 3.
O assaltante pernambucano Alessandro Pessoa dos Santos Mendonça Cornélio, conhecido por “Unga”, foi preso num cerco da Polícia de Pernambuco a uma fazenda na zona rural do Município de Belém do São Francisco, no conhecido “Polígono da Maconha”.  O bandido estava escondido ali desde a última sexta-feira (10), quando conseguiu fugir do Ceará levando um refém que foi obrigado a deixá-lo na cidade de Salgueiro (PE).
Conforme a Polícia, “Unga” é o bandido que chefiou a quadrilha durante o ataque na madrugada do dia 3, quando, de forma simultânea, os ladrões assaltaram as agências do Bradesco e Banco do Brasil. Na fuga, os criminosos abandonaram um veículo modelo Traiblazer, branco, no Distrito de Jamacaru, na zona rural de Missão Velha, e se embrenharam na mata e seguiram em direção à Floresta Nacional do Araripe, já no Município de Barbalha (a 538Km de Fortaleza) e ali permaneceram escondidos durante vários dias.
No carro abandonado, a Polícia Militar encontrou parte do dinheiro roubado da agência do BB (em torno de R$ 700 mil), além de fuzis, pistolas e artefatos explosivos. Dois dias depois, em outras buscas, foram encontradas mais armas e roupas camufladas usadas pelo bando.
Detidos
Além de identificar Alessandro Pessoa dos Santos Cornélio como o chefe da quadrilha, a Polícia deteve dois suspeitos de participação nos ataques aos bancos: o vigilante Nadeilson Wisardi dos Santos, 35 anos, pernambucano, natural de Salgueiro; e um jovem que alegou ter sido mantido como refém dos ladrões. 
Fonte: Ceará News 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário