Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 13 de junho de 2017

Consumo de uva e derivados trazem benefícios para a saúde


(Foto: Reprodução/Terra)
Pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Espanha, França e Reino Unido, reunidos no III Simpósio Internacional Vinho e Saúde, em Bento Gonçalves (RS) apresentaram estudos que reforçam benefícios do consumo de uvas e seus derivados para a saúde. Tanto a fruta, quanto o suco puro e o vinho são considerados benéficos na prevenção, proteção e combate a doenças.

No evento, com cerca de 200 participantes da comunidade científica, foram divulgadas pesquisas, como a de benefícios trans geracionais (passados a descendentes) na prevenção ao câncer de mama, da doutora em bioquímica, Caroline Dani. Outro estudo, sobre o papel do consumo moderado do vinho, dieta balanceada e exercícios físicos e na prevenção de doenças cardíacas, foi apresentado pela especialista espanhola Rosa María Lamuela Raventós.

Efeitos do vinho na flora intestinal, na imunidade e no metabolismo humano foram analisados pelo cardiologista do Instituto do Coração (Incor/SP), Protásio Lemos da Luz, que estuda o tema há 18 anos. O champagne e sua relação com efeitos neuro protetores e de memória, trabalho do pesquisador britânico David Vauzour também foi destaque da programação.

O simpósio aconteceu entre os dias 1º a 3, ficando marcado novo encontro para daqui a três anos. Doze palestrantes do país e do exterior trataram dos avanços em pesquisas científicas ligadas ainda ao câncer, obesidade e desempenho de esportistas. O evento incluiu, ainda, três minicursos e apresentações de 52 trabalhos acadêmicos inéditos.

Para o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, investir nesse campo de investigação é a chave para a segurança e expansão da cadeia produtiva. “As informações interferem nas escolhas dos consumidores, provocando uma reação em cadeia. Os consumidores preferem comer e beber o que lhes faz bem”, avalia.

O III Simpósio Internacional Vinho e Saúde foi uma realização do Ibravin, com apoio da Associação Brasileira de Enologia (ABE), da Embrapa Uva e Vinho, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – fundação do Ministério da Educação (MEC) – e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).


Benefícios da uva e seus derivados:
– Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial;
– Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue;
– Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson;
– Melhora na cognição e na memória;
– Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como os de pulmão, intestino, mama e cólon;
– Favorece as funções hepáticas do fígado;
– Redução de riscos de doenças renais;
– Auxilia no combate à obesidade;
– Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico, e, consequentemente, combatendo a fadiga;
– Aumenta o desempenho de atletas;
– Melhora a circulação periférica favorecendo a nutrição para os músculos;
– Repara as células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento;
– Auxilia no funcionamento da flora intestinal;
– Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.
Terra

Marido atropela mulher e amante após rastreá-la no motel via celular


Marido atropela mulher e amante após rastreá-la via celular até motel(Foto: Reprodução)


Uma tentativa de homicídio marcou a noite de sábado no bairro Zumbi, na Zona Leste de Manaus. Um homem de 33 anos atropelou a própria mulher após saber de uma suposta traição. O crime foi motivado após o marido ter descoberto que a esposa estava em um motel com outra pessoa ao usar o rastreador de celular.

Tudo teria acontecido em um curto intervalo de tempo. Ao rastrear a localização da esposa, o marido se enfureceu e esperou o casal deixar o motel. Quando os avistou, acelerou o carro e os acertou em cheio.

"Ele dirigiu para lá com um Ford Ka e aguardou a saída. Quando ela saiu em uma moto com outro rapaz, ele acelerou e colidiu", afirmou o delegado João Victor Teyah, que estava de plantão no 9º Departamento Integrado de Polícia (DIP) de Manaus.

Ambas as vítimas foram levadas para o Pronto-Socorro João Lúcio, também na zona Leste de Manaus. A mulher fraturou uma perna, enquanto o amante teve as duas pernas fraturadas e, de acordo com o delegado, pode ter sequelas. Não há informações sobre o estado de saúde do casal.

Já o marido, que não teve a identidade revelada, esperou a polícia no local e não ofereceu qualquer resistência. Ele foi levado para a delegacia, confessou o crime e foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio.

"Eu, particularmente, nunca tinha visto um crime nesse molde. Existe muita violência por ciúme, traição. Ele estava arrependido, disse que estava de cabeça quente, agiu no calor do momento. Mas não estava tão nervoso, não", aponta o delegado.

O delegado, que está de folga nesta segunda-feira (12), não soube informar se o marido continua detido. De acordo com João Victor Tayah, mais da metade dos infratores nestes casos são liberados no dia seguinte, quando acontece uma audiência, e respondem em liberdade.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário