Cientistas identificaram uma proteína do câncer que controla a disseminação da doença a partir da pele para outros órgãos e sugeriram, nesta quarta-feira, que bloqueá-la pode ser um tratamento efetivo para combater a metástase.
Trabalhando com camundongos geneticamente modificados para desenvolver câncer de pele humana, a equipe descobriu que a proteína desempenha um papel importante na promoção, ou inibição, da metástase - quando o câncer se espalha de uma área (ou órgão) para outra.
Chamada de Midkine, a proteína é secretada por melanomas, o tipo mais grave de câncer de pele, antes de se transportar para uma parte diferente do corpo do rato e iniciar ali a formação do tumor, disseram os pesquisadores.
Em observações subsequentes em humanos, níveis elevados de Midkine nos linfonodos de pacientes com câncer de pele eram preditivos de resultados "significativamente piores", informou a equipe na revista científica Nature.
Isso aconteceu mesmo quando não havia células tumorais nos linfonodos.
"Na Midkine encontramos uma possível estratégia que merece ser considerada para o desenvolvimento de medicamentos", disse Marisol Soengas, do Centro Nacional de Pesquisa do Câncer em Madri, coautora do estudo.
Fábio Assunção pede que hospital recontrate funcionária que o filmou
Fábio Assunção entrou em contato com o hospital Memorial Arcoverde, em Pernambuco, para pedir que a funcionária que o filmou seja recontratada pela instituição.
Na ocasião, a casa de saúde havia afirmado que ela agiu sem o conhecimento da diretoria, que condena tal atitude. Nas imagens, o artista aparece discutindo com enfermeiras e pacientes horas antes de ser detido por autoridades locais acusado de dano qualificado ao patrimônio público, desacato a autoridade, desobediência e resistência à prisão.
De acordo com o Uol, a assessoria do ator afirmou que ele entrou em contato com o diretor do hospital, Joaquim Lucerna, que garantiu a recontratação da funcionária. No entanto, a diretoria do local negou e disse que o processo de demissão não será interrompido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário