Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Lanchonete cria sanduíche com catuaba


Uma hamburgueria itinerante de São Paulo adicionou ao seu menu um novo sanduíche com catuaba.

O "Hambúrguer Selvagem", em referência à Catuaba Selvagem, é feito com queijo minas e cebolas caramelizadas no drink afrodisíaco, tudo em um pão tradicional.

De acordo com os criadores da hamburgueria, chamada Muvuca Hambúrguer, a junção de cebola com catuaba resulta em um "gostinho agridoce", devido ao sabor doce que a bebida tem.

A criação do novo hambúrguer veio por conta do posicionamento do restaurante, que tem como proposta utilizar 100% de ingredientes nacionais, valorizando, assim, a cultura brasileira.

Além da catuaba, o Muvuca também oferece um outro sanduíche que leva maçã caramelizada na cachaça.


Fonte O Povo

Governador Camilo Santana sanciona lei e vaquejada se torna 'patrimônio cultural' do Ceará


Governador sanciona lei e vaquejada se torna 'patrimônio cultural' do Ceará (Foto: Divulgação/Tatiana Azeviche/BBC)

O governador do Ceará, Camilo Santana, sancionou lei aprovada pela Assembleia Legislativa que define a vaquejada como patrimônio cultural do Ceará. Em outubro de 2016 o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a inconstitucionalidade de lei estadual que regulamenta a prática das vaquejadas. A maioria do plenário entendeu que a vaquejada submete os animais à crueldade. A vaquejada é prática na qual dois vaqueiros montados a cavalo têm de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo.

No começo de junho foi publicada, no Diário Oficial da União, a Emenda Constitucional 96, que libera vaquejadas e rodeios em todo o território brasileiro. Ela adiciona parágrafo ao artigo 225 da Constituição Federal para que não se classifiquem como "cruéis" as práticas esportivas com animais reconhecidas na categoria de manifestações culturais, registradas como bens imateriais do patrimônio cultural brasileiro e regulamentadas por lei que assegure o bem-estar dos animais utilizados.

No dia 19, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF para tentar barrar a Emenda Constitucional 96, sob o argumento de que a iniciativa do legislativo viola cláusulas pétreas da Constituição Federal.

Inconstitucionalidade

Está na pauta do Supremo três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) questionando leis da Bahia, do Amapá e da Paraíba que reconhecem a vaquejada como esporte. Os três processos foram apresentados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, apesar da tradição da prática em algumas regiões do país, a prática é incompatível com os preceitos constitucionais que impõem ao Poder Público preservar a fauna, assegurar ambiente equilibrado e evitar desnecessário tratamento cruel de animais. Rodrigo Janot sustenta que as leis estaduais ofendem a Constituição Federal, que determina ao Poder Público coibir práticas que submetam animais a tratamento violento e cruel.

Rodrigo Janot lembra que, segundo a jurisprudência do STF, manifestações culturais e esportivas devem ser garantidas e estimuladas, desde que orientadas pelo direito fundamental ao ambiente ecologicamente equilibrado. “Não é possível, a pretexto de realizar eventos culturais e esportivos, submeter espécies animais a práticas violentas e cruéis”. 


Fonte G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário