Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Doença da urina preta na Bahia: o que sabemos até agora


Resultado de imagem para Doença da urina preta na Bahia: o que sabemos até agora

É importante que o paciente não tome anti-inflamatório para não piorar a situação dos rins (Foto: Reprodução)
uma doença misteriosa chegou à Bahia. Pacientes aparecem na Região Metropolitana de Salvador com dores fortes e com a urina de uma cor diferente. Os médicos não sabem dizer se o que causou as dores foi um vírus, uma bactéria ou uma intoxicação. No meio de tantas dúvidas, o G1 juntou o que já sabemos sobre a nova doença que atingiu o estado nordestino.

Quais são os sintomas da doença?
Nos boletins divulgados, a doença é tratada como "mialgia [dor] aguda a esclarecer". Os principais sintomas são dor muscular extrema, insuficiência renal e urina da cor preta. De acordo com o infectologista Antônio Bandeira, que acompanhou alguns dos casos em Salvador, é como se o indivíduo "tivesse feito uma maratona em poucos segundos".

"É uma lesão muscular aguda, então a quantidade de mioglobina que está dentro do músculo acaba saindo e vai para a urina. Ela acaba dando essa cor de Coca-Cola. Esse pigmento também tem uma ação nefrotóxica (tóxica para os rins)", explicou.

Quantas pessoas foram afetadas?

Até agora, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, foram 52 casos da doença. O governo confirmou duas mortes. Um homem que apresentava os sintomas faleceu no dia 31 de dezembro, no município de Vera Cruz. A vítima, no entanto, tinha outros problemas de saúde, como hipertensão, além de idade avançada.

Nesta quarta-feira (11), a segunda morte foi confirmada. O óbito ocorreu no sábado (7), em Salvador. Não foram divulgados os detalhes sobre o paciente.

Qual a região dos casos registrados?

Todos os casos foram registrados na região metropolitana de Salvador. Além da morte em Vera Cruz, outro caso foi notificado em Lauro de Freitas, e 50 ocorreram na capital baiana. Os registros foram contabilizados de 14 de dezembro a 5 de janeiro deste ano.

Como está caminhando a investigação dos órgãos de saúde?

Amostras de fezes de nove pacientes foram encaminhadas para o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro. O órgão é referência na análise de amostras para identificar novas doenças. As análises estão em andamento, mas o instituto pediu mais amostras de soro e de urina para continuar a investigação. Não há um prazo para a entrega do laudo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, 44 pacientes tiveram resultado negativo para infecção bacteriana.

Há, ainda, a suspeita de que peixes consumidos na região tenham causado intoxicação. Por isso, amostras consumidas por pessoas acometidas pela doença foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e para um laboratório dos Estados Unidos.

Como é feito o tratamento da doença?

Como não há uma confirmação das causas, o tratamento é feito com hidratação e analgésico. É importante que o paciente não tome anti-inflamatório para não piorar a situação dos rins. O tempo para um quadro um pouco mais suave dos sintomas varia de três dias até uma semana.

Solange Almeida oferece 25% de aumento para tirar músicos do Aviões do Forró, diz jornal




Para levar Riquelme e mais cinco integrantes da banda Aviões do Forró, Solange Almeida ofereceu aumento de 25% para cada um deles.

De acordo como Jornal Extra, a saída dos músicos deixou Xand bem triste, que já está preocupado em formar uma nova banda. Uma fonte próxima ao cantor ainda revelou ao jornal carioca que Xand não ficou chateado com Solange, mas sim com os músicos. “Foi uma ingratidão”, confessou a fonte.

As suposições quanto ao destino de Xand são incertas. Outra fonte do Jornal extra afirmou que ele começará carreira solo a partir de agosto de 2017, utilizando seu novo nome artístico, Xand Avião, e assim decretando o término do grupo. Já a assessoria do Aviões afirmou que a informação é inverídica após anunciar que a banda tem shows vendidos até 2018.



Fonte O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário