Web Radio Cultura Crato

sábado, 12 de maio de 2018

Comando da PM proíbe policiais de usarem balaclava. A permissão é só para o Gate


O Comando da Polícia Militar do Ceará determinou, nesta última quinta-feira (10), a imediata proibição de policiais militares usarem balaclavas, como são chamados os capuzes que impedem a identificação do agente da Segurança. Apenas os integrantes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), tropa de elite da Corporação e pertencente ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), estão autorizados a usar o acessório e, ainda assim, em situações previamente definidas pelo Comando. A informação é do Ceará News.
A determinação partiu do Comando-Geral Adjunto e foi publicado no Boletim do Comando Geral (BCG) desta última quinta-feira (10), através da nota de número 646/2018-GAB.ADJ. “A balaclava é peça de uniforme permitida apenas para integrantes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), não podendo, em hipótese alguma, ser utilizada por outras OPMs (unidades) e/ou policiais militares não pertencentes àquele grupo especial”, diz o documento.
O Comando explica, ainda, que mesmo os policiais do Gate só poderão colocar no rosto as balaclavas nas seguintes situações: em rebeliões em estabelecimentos penais; em ocorrências com reféns localizados; em operações em áreas de mata; em operações noturnas (como parte integrante da camuflagem do combatente); na escolta de presos de alta periculosidade; na segurança externa de dignitários e altas autoridades e, por último, em operações de invasão tática para proteção da face do combatente contra estilhaços ou outros corpos estranhos durante a operação policial.

Ceará tem 1.626 homicídios em 4 meses, 20% a mais que em 2017


Beto Studart, diretor do Fortaleza, foi assassinado com três tiros na saída de banco em Fortaleza.
O Ceará acumula 1.626 homicídios de janeiro a abril deste ano, uma média de 13,5 assassinatos por dia, conforme dados divulgados nesta sexta-feira, 11, pela Secretaria de Segurança Pública. Em abril, foram 368 mortes violentas, 10 a menos que no mesmo mês de 2017.

Conforme a Secretaria da Segurança, o número de homicídio em abril teve redução em Fortaleza e no Interior Sul, mas teve alta na Região Metropolitana e Interior Norte. “Foram ações que fizemos como teste em Fortaleza inicialmente e que estão dando certo. A gente quer agora levar para a Região Metropolitana e outras regiões do estado”, colocou o secretário da Segurança, André Costa.

Entre os casos de violência que chocaram a população do estado em abril estão o assassinato da estudante Cecília Rachel, de 22 anos, quando dirigia um veículo trabalho, e o latrocínio que vitimou o diretor do Fortaleza Esporte Clube Beto Studart, atingido por três tiros na saída de um banco.

André Costa também explicou a estratégia atualmente utilizada pela Secretaria da Segurança na busca por diminuir a abrangência da criminalidade. “Depois que conseguimos fazer um controle da mobilidade do crime, a gente conseguiu otimizar os recursos e concentrar em áreas mais perigosas. Áreas que em 2017 tiveram uma maior taxa de letalidade, o que acabou elevando o número de homicídios na capital, de disputa de grupos criminosos. Essas áreas agora não estão com mais nenhum grupo. Estão com a própria comunidade, garantidas pela polícia com presença maciça e permanente”, disse.

Os dados divulgados nesta sexta-feira não incluem assassinatos ocorridos dentro de presídios nem pessoas mortas por ação policial. Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário