Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 23 de maio de 2018

ONU rejeita pedido de Lula contra prisão

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, rejeitou um pedido liminar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que não ficasse preso até o esgotamento de todos os recursos judiciais.

A ONU não avaliou o mérito do pedido, o que significa que o caso ainda será julgado pelo conselho.

O governo brasileiro terá seis meses para apresentar defesa sobre o mérito do comunicado da ONU.

O pedido de Lula foi feito em julho de 2016. Na peça, a defesa citou supostas violações praticadas pelo juiz Sergio Moro e pela força-tarefa da Operação Lava Jato. 

Entre elas, de acordo com os advogados do ex-presidente, estão a condução coercitiva de Lula, em março de 2016, o vazamento de materiais sigilosos para a imprensa e a divulgação de ligações interceptadas, e medidas cautelares autorizadas sem justificativa.

A defesa ainda diz que Moro assumiu o papel de acusador em documento enviado ao STF em março de 2016, antecipando juízo sobre assuntos pendentes de julgamento.

Lula se entregou à Polícia Federal em Curitiba (PR) no dia 7 de abril. Em janeiro de 2018, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) aumentou sua pena para 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no processo que envolvia o caso do tríplex no Guarujá (SP).

Na ação apresentada pelo Ministério Público Federal, Lula foi acusado de receber R$ 3,7 milhões de propina da empreiteira OAS em decorrência de contratos da empresa com a Petrobras. Com informações da Folhapress.

Mãe e filho são achados mortos em casa na comunidade do Dendê, em Fortaleza

Mãe e filho são achados mortos com marcas de tiro na periferia de Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal)
Mãe e filho foram encontrados mortos com marcas de tiros no interior de uma casa na comunidade do Dendê, no Bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. Os crimes que vitimaram Macio Rocha Anastácio, de 41 anos, e Francisca das Chagas Rocha Anastácio, de 68, ocorreram na noite desta última  segunda-feira (21),estão sendo investigados pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A informação é do G1 Ceará.

De acordo com a Polícia Civil, os dois foram encontrados já sem vida na manhã desta última terça-feira (22), por familiares em sua residência.

Segundo as primeiras informações apuradas pela polícia, vizinhos ouviram disparos ainda durante a noite, mas ninguém acionou a polícia. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada ao local. Até o início da noite desta terça-feira, ninguém havia sido preso.

Denúncia

A Polícia Civil reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar na localização dos suspeitos.

As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, para o (85) 3257-8807, da DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o WhatsApp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo é garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário