Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 22 de maio de 2018

Polícia acha túnel de 70 metros que começava em vaso sanitário de cela na penitenciária agrícola de Roraima


Túnel começava em vaso sanitário da ala 7, onde ficam os detentos que cumprem pena em regime fechado dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Foto: Dicap/Sejuc/Divulgação)
Túnel começava em vaso sanitário da ala 7

Um túnel com 70 metros de extensão foi encontrado nesta segunda-feira (21) na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista. Esta é a oitava escavação achada na maior unidade prisional de Roraima esse ano.
A escavação começava em um vaso sanitário de uma das celas da ala 7 e já havia chegado do lado de fora do presídio, ultrapassando a muralha e a grade eletrificada.
Um vídeo divulgado pela Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) mostra uma agente retirando vários sacos com barro e fios de energia de dentro do túnel.
A escavação já foi destruída por uma escavadeira e concretado, informou a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), pasta responsável pelo sistema prisional de Roraima.
A busca pelo túnel durou cerca de sete horas e envolveu 150 homens da Polícia Militar, Dicap e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), segundo a Sejuc.
A Sejuc agora investiga ainda se o detento Judson Cunha Evangelista, de 26 anos, morreu durante a escavação desse túnel.
Informações levantadas pela Dicap indicam que ele teria passado mau devido a pouco oxigenação no local. Caso se confirme, será o segundo caso de morte de preso em túnel dentro de Monte Cristo.
O túnel foi descoberto após a Dicap e o Departamento de Informação de Inteligência da PM receberam informações de que os detentos estavam cavando um túnel e planejavam uma fuga em massa no último fim de semana. Em razão disso, a segurança do lado de fora do presídio foi reforçada no sábado (19) e no domingo (20).
A operação em busca do túnel teve ainda a participação de agentes penitenciários da unidade, PMs do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Força Tática, Canil, Choque, além de alunos do curso de formação de sargentos músicos e combatentes da PM.

Túneis no presídio - Dos túneis encontrados na penitenciária agrícola dois foram em um só dia, em janeiro. Ainda no mesmo mês, 86 presos conseguiram fugir por uma escavação de 100 metros.
Em fevereiro, foi achado um túnel com 44 metros de distância e em março, 15 dias depois, foi localizado outro de 20 metros de comprimento. Em abril foram encontrados um de 50 metros na ala quatro do regime fechado e outro onde o detento Felipe France Fidélis Lemos foi soterrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário