Foto: Reprodução / Internet
A origem dos episódios, no entanto, não tem nenhuma relação
Pode até parecer bizarro para alguns. Mas, para outros, o espirro e o orgasmo parecem ter alguma semelhança. Isto porque os dois estão relacionados à contração muscular e, mais do que isso: existem relatos de pessoas que sentem vontade de espirrar depois do ápice de prazer.
De acordo com Cátia Damasceno, sexóloga formada em fisioterapia uroginecológica, as duas ações podem ter o mesmo mecanismo. “Nos dois casos há uma tensão muscular para que depois haja a liberação de uma tensão”, explica.
A origem dos episódios, no entanto, não tem nenhuma relação. “O espirro é um estímulo que vem do nariz. É um mecanismo de defesa do organismo para eliminar partículas que entram pelas narinas. Enquanto o estímulo orgasmo vem do clítoris. Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, conclui.
É normal sentir vontade de espirrar depois do orgasmo?
Durante a relação sexual, o fluxo sanguíneo aumenta, fazendo com que, consequentemente, os vasos dilatem e fiquem mais sensíveis para a irritação causada pelas partículas externas que entram pelo nariz. Essa seria, de acordo com a sexóloga, uma possível explicação para a vontade de espirrar depois do orgasmo.
Espirro e orgasmo proporcionam prazer: tem relação?
Foto: Reprodução / Internet
Para alguns, as duas ações ainda resultam em uma sensação de relaxamento e prazer. Aí, sim, elas podem estar relacionadas. “Tanto em um quanto em outro, os músculos se contraem e depois relaxam. Essa contração aumentam o fluxo sanguíneo, responsável pela sensação de bem-estar depois do relaxamento”, explica a profissional.
Fonte: Site Vix
Nenhum comentário:
Postar um comentário