Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Lula rejeita transferência para presídio onde estão Cunha e Vaccari


A notícia que chegou aos petistas era de que o confinamento em um quarto adaptado como cela, no prédio da Polícia Federal, em Curitiba, estava afetando o humor do ex-presidente Lula. Acostumado a debater política e discursar para multidões, o petista está limitado a conversar com os poucos amigos e familiares que fazem visitas semanais -fora as consultas com os advogados.

Um visitante, porém, teve uma surpresa ao abrir a porta do aposento do quarto andar da Superintendência da PF. Lula, em pé, contava uma história a um policial que, sentado na beirada da cama do petista, ouvia com os olhos vidrados.

A história que retrata o ex-presidente falante, como era de costume, não desmente, porém, que ele esteja com o ânimo abalado. Pessoas do círculo de Lula e também policiais dizem que ele anda irritado.

Amigos aconselharam Lula a pedir transferência para o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais (PR), que abriga outros presos da Lava Jato. A mudança foi inclusive sugerida pelo ex-ministro José Dirceu, em entrevista à Folha de S.Paulo. Dirceu, que já cumpriu pena no CMP, disse que lá o ex-presidente conviveria com outros presos, o que seria bom para ele.

Lula refutou a possibilidade. Não por avaliar que o presídio fosse inadequado, mas porque, ao fazer qualquer solicitação, estaria admitindo a condenação imposta pelos juízes da Lava Jato.

Em outro gesto simbólico, o ex-presidente recusou-se a receber alimentos de fora da prisão, uma oferta dos familiares e dos advogados. O petista segue a mesma dieta dos outros presos da carceragem.

Com tempo sobrando, Lula dedica boa parte do dia a escrever cartas. Coloca no papel sua avaliação sobre o país e recado a familiares. Entrega a papelada para os advogados, que depois distribuem para os destinatários.

O quarto onde o petista vive não fica com a porta trancada. Mesmo assim, Lula só sai de lá para as duas horas de banho de sol, numa varanda do prédio. Os agentes entram sempre para levar a ele água gelada ou ouvir as histórias do ex-presidente. Com informações da Folhapress.

Brasil vence a Croácia por 2 a 0 em 1º amistoso

A formação imaginada por Tite para o início do amistoso não funcionou, mas o Brasil contou com sua maior estrela para vencer pela terceira vez consecutiva em amistosos: 2 a 0 sobre a Croácia, neste domingo, no Anfield Stadium em Liverpool. Graças a um golaço de Neymar, que entrou no intervalo e se mostrou bem, e também outro belíssimo de Firmino, já nos acréscimos.

A duas semanas da estreia na Copa da Rússia diante da Suíça, a escalação com Fernandinho pelo meio, considerada sucesso contra a Alemanha, resultou em um futebol de pouca criatividade no duelo contra a Croácia. A mudança no intervalo permitiu o regresso de Neymar, que "colocou a bola debaixo do braço" para levantar o estádio com dribles e uma finalização precisa os 23min do segundo tempo.

O Brasil segue a preparação para a Copa e agora só tem mais um amistoso, no próximo sábado (9), diante da Áustria em Viena.Com informações do UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário