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quarta-feira, 13 de junho de 2018

Contra alta no preço dos combustíveis, OAB estuda ação civil pública


O aumento do preço dos combustíveis no Estado, o consequente prejuízo aos consumidores e a carga de impostos para a obtenção de gasolina, diesel e etanol chamou a atenção da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). A entidade estuda a possibilidade de ajuizamento de ações civis públicas envolvendo as respectivas questões. É o garante Rachel Philomeno, presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário, Aeroportuário e Aduaneiro da OAB-CE.

“Vamos coletar as informações. Mas a decisão ficará a cargo da diretoria da Ordem. Acredito que as demandas serão separadas (impostos e preços). Sabemos que esses aumentos recorrentes só prejudicam os cearenses”, destaca a advogada, informando que até a questão da tancagem (armazenamento de combustível) pode ter ação específica.

Ontem ocorreu uma audiência pública no Conselho Pleno da entidade e que reuniu o Sindipostos, Petrobras, Fecombustíveis, Defensoria Pública do Estado, Sefaz, Decon, Cipp S.A e Procon Fortaleza.

“Das empresas, solicitamos a apresentação dos memoriais de forma voluntária, as razões da composição dos preços e também as suas contribuições sobre o tema (combustíveis)”, afirma. As comissões da Ordem devem analisar os estudos. A expectativa é que no prazo de um mês os documentos estejam compilados.

Com relação à transferência da tancagem do Porto do Mucuripe para o Porto do Pecém, a advogada garante que o procedimento não é o mais adequado, tendo em vista que a demanda de combustíveis cresce de maneira exponencial no Estado. “Não precisaríamos da transferência. Ambas as tancagens (Mucuripe e Pecém) podem se complementar. O ideal é adequar o Mucuripe. Criar uma nova estrutura tem de ser algo paulatino, demoraríamos entre seis e dez anos”, destaca.

Para o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, o alto preço dos combustíveis vem trazendo problemas para o orçamento familiar. “Em decorrência desses acontecimentos, a entidade tomou à frente na busca por soluções. Entramos em uma crise com a greve dos caminhoneiros, na qual vimos pessoas deixando de trabalhar e toda a cadeia produtiva sendo afetada diretamente”, ressalta.

“As Comissões da OAB-CE irão reunir por escrito tudo o que foi discutido aqui, trazendo o debate para o Conselho Seccional e, se for o caso, iremos adotar medidas judiciais”, assegura. Já Sávio Aguiar, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, afirma que a audiência foi convocada em decorrência da crise que se instalou e para que estudos possam ser ecaminhados.

Mais de 72 mil pessoas pediram aposentadoria e salário-maternidade


Com 18 dias em funcionamento, o serviço de concessão automática do INSS já tinha recebido mais de 72 mil pedidos automáticos de aposentadorias (32 mil) e salário-maternidade (40 mil) urbanos. Deste total, 10,5 mil benefícios foram concedidos imediatamente. Os outros 62,5 mil ainda precisam passar por análises técnicas. A expectativa do instituto é que, em até dois meses, a maior parte desses pedidos sejam concluídos.

O serviço oferecido pelo INSS digital está funcionando em todo o país desde 21 de maio. O último levantamento foi 07 de junho. Jair Guerra, chefe substituto de Divisão de Atendimento do órgão, explicou que esse volume, ainda em avaliação, pode ser liberado imediatamente nos próximos dias. Mas, ainda há regiões onde a demanda já vinha represada a meses ou situações em que um documento específico precisará ser entregue.

Um outro gargalo deste período de acomodação do novo modelo é o acesso às informações alimentadas no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC). “O INSS está ajustando o sistema. Ainda há casos de demora na leitura de certidões de nascimento do SIRC”, explicou. Sem a comprovação de todos os quesitos, como o caso da maternidade, o pedido fica suspenso em análise.

Pelos números atualizados, a meta inicial do governo de reduzir entre 15% a 20% o atendimento presencial nas agências já começa a ser cumprida. Mas o levantamento em base de dados geral não permite uma avaliação regional ou diagnóstico sobre dificuldades dos beneficiários com o sistema.

Essa modernização do procedimento vem como uma promessa de agilização e desafogamento das agências físicas. Guerra explica que a intenção não é eliminar outros meios de atendimento, mas criar alternativas para quem tiver acesso às formas digitais, consiga obter o benefício mais rapidamente, abrindo espaço para os que ainda sentem a necessidade de um atendimento presencial.

A crítica da especialista Diana Vaz de Lima, professora de ciências contábeis do setor previdenciário da Universidade de Brasília (UnB), recai justamente sobre variáveis como a democratização do acesso da população à internet. Segundo ela, enquanto, por um lado, o governo acerta em buscar alternativas para diminuir a pressão no sistema que tende a aumentar diante das perspectivas de envelhecimento da população, por outro lado, seria preciso considerar variáveis como a baixa escolaridade e conectividade ainda presentes em muitas regiões do país.

“É um primeiro passo mas é preciso dar um passo maior que é pela democratização do acesso à internet. No site, com o INSS digital, os beneficiários têm a possibilidade de reduzir o caminho, mas, o acesso à internet ainda não é uma realdade para todos os brasileiros. Estudos do IBGE mostram que não é democrático”, disse. Levantamento do IBGE desse ano aponta que 40% dos municípios brasileiros ainda apresentam alto deficit de acesso à banda larga, como Piauí, Amazonas, Roraima, Acre, Amapá, Sergipe e Maranhão.

Diana Vaz também apontou a renda e escolaridade como fatores que podem dificultar o entendimento de algumas pessoas e defendeu ajustes “para criar uma linguagem mais amigável”. “Acredito que os próximos 180 dias serão muito importantes para a equipe do INSS entender as dificuldades dos brasileiros e ter a oportunidade de fazer esse diagnóstico para aperfeiçoar o sistema. Houve apenas uma transposição de burocracia, porque não diminuiu todo o procedimento que era feito".

O posicionamento do INSS é o de que a concessão automática ainda é voltada para um público urbano, que tem maior facilidade de acesso digital. O órgão ainda reitera que o serviço não elimina os outros atendimentos presenciais. A concessão automática foi criada para que o cidadão passe a receber o benefício imediatamente, mediante a checagem de documentação disponível em bancos de dados checados pelo instituto. Os pedidos podem ser feito via internet, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

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