Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 20 de junho de 2018

CNH digital passa a valer no Ceará; veja como funciona

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital passa a valer nesta terça-feira (19) no Ceará, conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A versão digital do documento é gratuita no estado e é válida também em blitz nas estradas.

A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) determinou que o aplicativo da carteira digital também seja aceito por passageiros nos aeroportos de todo o Brasil.

Para obter uma CNH digital, o primeiro é preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code. Quem tem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

O segundo passo é cadastrar-se no no Portal de Serviços do Denatran. Quem tem a CNH no modelo antigo e quiser ter a digital precisa renovar o documento físico ou pedir a segunda via (saiba mais como tirar a CNH digital).

Nesses casos, há cobrança em todos os estados pelos serviços, mas a maioria afirma que as taxas são por causa da CNH impressa. No entanto, Goiás e Piauí dizem cobrar pela CNH digital também em caso de renovação. E a Bahia informa que fará o mesmo.

Não é possível ter só a CNH digital: segundo os Detrans, o documento impresso é fundamental para a versão virtual, que usa o mesmo código.

Detentos fogem por túnel em penitenciária de Juazeiro do Norte


Juazeiro do Norte. Detentos da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), localizada neste Município do Cariri cearense, fugiram por meio de um túnel por volta das 16h desta terça-feira (19). O primeiro detento que foi capturado pela Polícia afirmou que cerca de 20 presos escaparam. No entanto, são especulados cerca 30 fugitivos – a maior fuga da unidade prisional desde sua fundação, em 2000.

A Polícia foi acionada pela penitenciária por volta de 16h20 e já conseguiu capturar pelo menos 11 detentos. Muitos deles estavam escondidos na área próxima ao presídio, onde tem uma extensa mata fechada. Um dos policias confirmou que foram feitos alguns disparos durante a ação para intimidá-los, mas ninguém se feriu. Alguns se entregaram ao ouvir os estampidos.
Inclusive, alguns oficiais reclamaram da ausência do helicóptero da Coordenadoria Integrada De Operações Aéreas (Ciopaer) na ação de captura, que contou com o apoio do Comando Tático Rural (Cotar), BPRaio e da Força Tática de Apoio (FTA).

Os presos construíram um túnel que levava para fora da penitenciária com saída encostada ao muro, com aproximadamente 50 cm de largura. No buraco, a Polícia Militar encontrou ainda um par de chinelos dos fugitivos.

Tentativa anterior

A fuga de hoje quase aconteceu no mês de junho do ano passado, quando pelo menos 30 detentos escavaram um túnel de 18 metros de extensão e estava a dois metros da muralha do presídio. A estrutura foi descoberta no dia 29, durante uma vistoria de rotina. Nenhum dos 774 presos conseguiu fugir. A última fuga foi há pouco mais de três anos. Dois homens escaparam.

Com informações de Antonio Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário