Web Radio Cultura Crato

sábado, 9 de junho de 2018

Comissão aprova projeto de Eunício Oliveira que incentiva a dessalinização da água

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou o projeto de lei nº 259/15), de autoria do senador Eunício Oliveira (MDB-CE), que incentiva à dessalinização da água do mar e das águas salobras subterrâneas para o consumo humano no semiárido e em outros locais com escassez de recursos hídricos. A matéria foi aprovada em caráter terminativo e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

A dessalinização é o processo de remoção dos sais dissolvidos na água do mar ou nas águas salobras subterrâneas, produzindo água doce, que pode ser utilizada, principalmente, para consumo humano ou para aplicações industriais.

O texto foi apresentado por Eunício em razão da permanente preocupação em desenvolver ações e diretrizes que possam auxiliar o Ceará e o Nordeste a implantarem uma política de convivência com a seca.

A proposta estabelece o incentivo como diretriz e objetivo da Política Federal de Saneamento. Eunício argumenta ser fundamental que o país tenha à sua disposição todos os recursos para a garantia do abastecimento de água à população, tendo em vista os grandes prejuízos desencadeados pelos racionamentos. Ele lembra que no semiárido nordestino a água subterrânea disponível para muitas comunidades é salobra. E o elevado índice de salinidade a torna inadequada para o consumo humano. Daí a importância da dessalinização.

O texto também determina que a União deve priorizar o atendimento ao consumo humano no semiárido e em outras localidades com escassez de água quando decidir sobre a alocação de recursos para incentivar a adoção de tecnologias de dessalinização.

Policiais se infiltram entre passageiros e prendem quadrilha de assaltos a coletivos em Fortaleza

Três suspeitos de cometer uma série de assaltos a passageiros da linha Antônio Bezerra/Messejana foram capturados pela Polícia Militar nesta sexta-feira (8). O trio foi flagranteado por policiais militares que trabalhavam à paisana dentro do ônibus. A informação é do Diário do Nordeste.

Segundo o major Hideraldo Beline, a estratégia de infiltrar PMs nos veículos teve início nessa última quinta-feira (7), após o Sindiônibus ter informado que, de 9h às 17h, os coletivos desta linha vinham sendo frequentemendo invadidos.

"Os policiais embarcaram no ônibus na Avenida Aguanambi. Perto da Base Aérea os suspeitos subiram. Quando o ônibus já trafegava pela BR-116 o trio anunciou o assalto e tentou render todos os passageiros. Os policiais interviram e o trio se jogou logo no piso do carro, sem reagir", contou Beline.

Dos capturados, dois são homens, ambos com 18 anos de idade, cada, e uma adolescente de 15 anos. O major acrescentou que, com os suspeitos, foram apreendidas uma arma de fogo e duas facas. O trio foi levado até a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Os maiores devem ser autuados por roubo e corrupção de menor.

Hideraldo Beline destacou que as operações com uso de PMs disfarçados devem continuar. "As reclamações são constantes. Nós vamos diminuir os números de assaltos", disse o oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário