Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 3 de junho de 2025

Crato deve inaugurar unidade do Procon em junho

 

O Procon Municipal atuará em casos como propaganda enganosa, cobrança indevida e dificuldades de reembolso, entre outras demandas.
Bruna Santos. Foto: Helena Valadão/Procon.site miséria

O Código de Defesa do Consumidor estabelece regras para relações comerciais saudáveis

O município do Crato deve inaugurar, em junho, uma unidade do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O órgão funcionará no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado no centro da cidade, e será voltado ao suporte de consumidores que se sintam lesados na aquisição de produtos ou contratação de serviços.

O Procon Municipal atuará em casos como propaganda enganosa, cobrança indevida e dificuldades de reembolso, entre outras demandas. Além do atendimento ao consumidor, o órgão será responsável por mediar conflitos e fiscalizar relações de consumo.

Antes de encaminharmos o projeto à Casa Legislativa, era necessário ouvir o Ministério Público. Foi uma troca muito rica, fundamental para atuarmos com eficiência e eficácia. Nós já conhecemos a atuação do Procon de Recife e de Olinda. Agora, seguindo a orientação do Dr. Thiago, vamos conhecer o Procon de Fortaleza“, explicou a controladora e ouvidora geral do município, Águeda Duarte.

Para o controlador executivo Frederico Lemos, a mediação direta pode ajudar a evitar os casos que chegam ao judiciário. “Muitas vezes, os problemas são simples e podem ser resolvidos em uma mediação, sem necessidade de chegar ao Judiciário“, pontuou.

CENAS FORTES! Turista é brutalmente atacado por tigre ao tentar tirar foto com o animal; veja vídeo


Um turista sofreu um ataque de tigre ao tentar tirar uma selfie com o animal no Tiger Kingdom, em Phuket, na Tailândia. O incidente, registrado em vídeo, foi compartilhado nas redes sociais e viralizou. As imagens mostram o momento em que o homem se agacha ao lado do felino e coloca o braço em volta dele, provocando a reação agressiva do animal. O turista sofreu apenas ferimentos leves. 

No vídeo, é possível ver quando o tigre avança sobre o homem após uma tentativa de abraço para uma foto. O turista é derrubado no chão enquanto o treinador do animal tenta controlar a situação. 

O ataque ocorreu quando o visitante tentou demonstrar domínio sobre o animal. Especialistas afirmam que felinos geralmente não gostam de ser contidos ou segurados, interpretando tais gestos como sinais de dominância. 

O Tiger Kingdom é um ponto turístico em Phuket que permite interações próximas entre visitantes e tigres, incluindo a possibilidade de tirar fotos com os animais. Nas imagens, o treinador leva alguns segundos para conseguir subjugar o predador. Antes do ataque, o turista aparece conduzindo o animal por uma corda enquanto acaricia seu pelo.

“Bonitão como estou, a extrema direita não volta”, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou estar “bonitão”, “apaixonado” e “motivado”, defendendo que se ele continuar assim, o espectro político que chama de “extrema direita” não voltará ao poder no país.

A fala ocorreu durante o encerramento do XVI Congresso Nacional do PSB (Partido Socialista Brasileiro), neste domingo (1°), evento no qual o prefeito do Recife, João Campos, foi empossado presidente da sigla.

– Podem ter certeza de uma coisa: se eu estiver bonitão do jeito que estou, apaixonado do jeito que estou e motivado do jeito que estou, a extrema direita não volta a governar esse país – disse ele, segundo o Poder360.

Na ocasião, Lula ainda cobrou foco da esquerda na disputa pelo Senado, temendo uma “muvuca” e “avacalhe” com o Supremo Tribunal Federal (STF), caso a direita eleja a maioria dos representantes da Casa Legislativa.

– Precisamos eleger senadores da República em 2026. Se esses caras elegerem a maioria dos senadores, eles vão fazer uma muvuca nesse país.

No evento, Lula ainda abordou a intenção dos Estados Unidos de impor sanções contra o ministro da Suprema Corte, Alexandre de Moraes. Na ocasião, o petista criticou o país norte-americano, dizendo que a nação se envolve em guerras com recorrência e “mata muita gente”.

– Olha a história dos Estados Unidos querendo negar alguma coisa e criticar a Justiça brasileira. Nunca critiquei a Justiça deles. Eles fazem tanta barbaridade e eu nunca critiquei. Eles fazem tanta guerra, matam tanta gente. Os Estados Unidos querem processar o Alexandre de Moraes porque ele está querendo prender um cara brasileiro que está lá nos Estados Unidos fazendo coisa contra o Brasil o dia inteiro – queixou-se, referindo-se ao jornalista Allan dos Santos.

Allan é considerado foragido no Brasil devido a falas tidas como ofensivas à Suprema Corte. O ministro Alexandre de Moraes pediu à empresa de tecnologia norte-americana dona da rede social Rumble que bloqueasse o perfil do jornalista na plataforma.

Em resposta, os EUA enviaram uma carta a Moraes, defendendo que, de acordo com o direito internacional consuetudinário, “um Estado não pode exercer jurisdição para executar ordens no território de outro Estado sem o consentimento deste”.

O país avalia aplicar sanções ao ministro por promover censura contra residentes e cidadãos estadunidenses, além de suas empresas de tecnologia.

Na última semana, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o governo Donald Trump decidiu restringir o visto de autoridades que praticam censura. Também antecipou, em sessão no Congresso dos EUA, que avalia a aplicação da Lei Magnitisky contra o magistrado.

Fonte: Pleno News

Nenhum comentário:

Postar um comentário