![]() |
| Foto Thais Mesquita |
Cerca de 5,42 milhões de cearenses poderão se beneficiar das novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que prevê gratuidade em contas de luz para consumos de até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês.
A iniciativa foi aprovada no dia 10 de junho pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), e passará a valer no dia 5 de julho. Para ter acesso, a pessoa não precisa fazer nada, a tarifa é concedida automaticamente.
Assim, basta que o indivíduo responsável pelo contrato de fornecimento de energia elétrica (que tem o nome na fatura) esteja entre os beneficiados, que serão especificados mais abaixo.
Segundo o informado pela Secretaria de Comunicação Social do Ceará (Secom), ao todo, no Estado, 1,54 milhão de unidades consumidoras se enquadram nesse benefício. O montante é o quarto maior do Brasil e representa 20% do total de famílias com potencial de serem contempladas na região Nordeste (7,75 milhões).
No Brasil, conforme o MME, cerca de 17,39 milhões de habitações devem ser beneficiadas.
Com informações do O Povo.
Governo brasileiro emite alerta para quem tem carteira de identidade antiga
![]() |
| Foto Governo Federal/Divulgação |
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem um prazo estabelecido, pelo Governo Federal, para se tornar obrigatória no Brasil. Apesar de não ser preciso fazer a substituição de forma imediata, o antigo Registro Geral (RG) sairá de uso no dia 28 de fevereiro de 2032.
Por isso, os cidadãos que seguem utilizando o antigo documento, precisam se organizar para fazer a troca. O motivo da mudança está relacionado com a tentativa de padronizar o número de identificação dos brasileiros.
Assim, a CIN usa o CPF como número único para melhorar cadastros administrativos, fortalecer verificações das Forças de Segurança Pública e reduzir os problemas de fraudes no Brasil.
Todos os brasileiros podem emitir o novo documento de forma gratuita na versão em papel ou digital.
Onde tirar a nova Carteira de Identidade Nacional?
A nova CIN passou a ser emitida em janeiro deste ano. Para tirar essa nova documentação, basta buscar a Secretaria de Segurança Pública do estado de residência, portando a certidão de nascimento ou casamento.
No Ceará, as unidades Vapt Vupt também realizam esse serviço. Porém, a solicitação do documento precisa ser agendada.
Com informações do Diário do Nordeste.


Nenhum comentário:
Postar um comentário