Em uma entrevista de duas horas ao Podcast Mano a Mano, do rapper Mano Brown, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse acreditar que a regulamentação das redes sociais se dará pelo Supremo Tribunal Federal (STF), porque “o Congresso é mais vulnerável à pressão das empresas do setor”.
É a segunda vez que o presidente participa do programa e aproveitou o tempo para exaltar de seu governo.
– O PIB da indústria cresceu, o emprego cresceu, mas isso não está chegando à população. Por isso que eu troquei a nossa comunicação. Agora a gente tem que baixar o preço do ovo, do café, para que os resultados do governo cheguem à mesa da população – defendeu.
Lula creditou o que chamou de “algumas dificuldades” de seu governo à falta de maioria no Congresso Nacional.
– O orçamento secreto é um legado do governo passado que, sem maioria no Congresso, a gente não consegue acabar. Já as emendas parlamentares, nós conseguimos um acordo para que elas sejam direcionadas aos projetos do governo – disse. No entanto, seu governo liberou mais de R$ 1 bilhão em emendas nesta semana.
Quando perguntado se vê alguém capaz de substituí-lo em 2026, Lula respondeu que se estiver com a saúde e a disposição que está hoje, vai entrar na disputa para ganhar.
– Eu vejo a extrema direita falando em Tarcísio, em Ratinho e em Caiado. Eles podem falar em quem quiserem, mas qualquer um terá que fazer mais do que eu – disparou.
O presidente da República afirmou ainda que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez o correto, ao tentar aumentar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mas não se estendeu sobre o assunto.
Foi a segunda participação de Lula no Podcast de Mano Brown, porém, maior do que a participação anterior.
*AE
Ansiedade e depressão podem ser transmitidas pelo beijo, diz estudo
Pesquisas recentes têm ampliado nosso entendimento sobre o microbioma presente na boca. Esse conjunto de microrganismos — incluindo bactérias, fungos e vírus — habita naturalmente a cavidade oral e pode influenciar tanto a saúde física quanto a mental.
Estudos anteriores já haviam relacionado desequilíbrios nesse microbioma a condições como autismo, demência, Parkinson e esquizofrenia. Agora, uma nova pesquisa sugere que transtornos como ansiedade e depressão também podem ser “compartilhados” entre pessoas através do beijo.
O estudo investigou a possibilidade de transferência do microbioma oral entre indivíduos por meio do contato íntimo e as possíveis consequências desse processo para o bem-estar.
Ao todo, foram analisados 268 casais recém-casados, todos com até seis meses de matrimônio. Em cada par, um dos parceiros apresentava sintomas de ansiedade e depressão, enquanto o outro era considerado saudável.
Durante o estudo, os pesquisadores avaliaram a composição do microbioma oral e os níveis de cortisol salivar — conhecido como o hormônio do estresse — de todos os participantes.
Os resultados indicaram que, após seis meses de convivência, os parceiros que inicialmente estavam saudáveis passaram a demonstrar aumento nos sintomas de depressão e ansiedade, além de relatar piora na qualidade do sono.
Os resultados foram descritos em estudo publicado na revista Exploratory Research and Hypothesis in Medicine
Fonte: Portal Potiguar


Nenhum comentário:
Postar um comentário