Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 24 de junho de 2025

Farmácias de todo o Brasil devem reter receitas de canetas emagrecedoras a partir desta segunda-feira (23)

 


Foto: Mohammed Al Ali/Shutterstock
Farmácias e drogarias brasileiras começam, a partir desta segunda-feira (23), a reter receitas de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. Na lista de produtos afetados estão a Ozempic, Mounjaro, e Wegovy.

A nova exigência inclui as substâncias semaglutida, liraglutida, dulaglutida, exenatida, tirzepatida e lixisenatida.

Com a nova regra, segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), a prescrição deve ser emitida em duas vias e a receita ficará retida na farmácia no momento da venda, em um procedimento semelhante ao exigido para antibióticos.

A validade da receita é de 90 dias, e as farmácias devem registrar a movimentação dos medicamentos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

Com informações do Diário do Nordeste.

Autoridades da Indonésia confirmam que turista brasileira foi encontrada

Foto Instagram @resgatejulianamarins
A turista brasileira Juliana Marins, que se acidentou na cratera de um vulcão na Indonésia, foi encontrada nesta segunda-feira (23), segundo informações divulgadas pelas autoridades daquele país. A Agência Nacional de Busca e Salvamento da Indonésia (Basarnas) informou que ela foi localizada, com a ajuda de um drone com sensor térmico, às 7h05 desta segunda-feira, no horário local (20h05 de domingo, na hora de Brasília).

Juliana caiu em um penhasco enquanto caminhava por uma trilha que margeia a cratera do monte Rinjani, um vulcão ativo, no sábado (21). De acordo com a Basarnas, ela está a cerca de 500 metros do ponto onde ela caiu, na área de Cemara Nunggal.

O terceiro dia de busca e resgate foi encerrado na noite desta segunda-feira (23), no horário local (madrugada desta segunda-feira no horário de Brasília), devido a condições meteorológicas adversas.

A Basarnas informou ainda que enviará um helicóptero na manhã de terça-feira (24), no horário local, com membros de seu grupo especial, para resgatar a turista brasileira.

“A gente segue na esperança de que a Juliana seja resgatada e volte bem para casa”, afirmou sua irmã, Mariana Marins, em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário