Web Radio Cultura Crato

sábado, 21 de junho de 2025

Ceará registrou mais de 150 casos de homofobia e transfobia entre janeiro e maio de 2025

 


Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O Ceará contabilizou 154 casos de homofobia e transfobia entre janeiro e maio deste ano, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 

O levantamento foi feito pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), com base em registros de boletins de ocorrência, termos circunstanciados e inquéritos policiais. 

Abril foi o mês com mais registros no período, somando 36 ocorrências. Os dados consideram as condutas enquadradas na Lei 7.716/89, que passou a incluir crimes de homofobia e transfobia após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2019, que equiparou essas práticas ao crime de racismo.

Para combater esse tipo de crime, o Ceará conta, desde 2023, com a Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrin), que atua de forma especializada nesses casos.

Com informações do Portal GC Mais.

Adolescente é morto a tiros ao tentar fazer assalto a posto de combustíveis, no Ceará

Foto Reprodução 
Um adolescente de 17 anos foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto a um posto de combustíveis no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, nesta quinta-feira (19). 

Na ocasião, ele praticava o roubo junto com um comparsa, que carregava uma arma de fogo falsa e conseguiu fugir do local, em meio ao confronto com os agentes de segurança pública que estavam lá. A ocorrência se deu na Rua Doutor Thompson Bulcão.

Durante a tentativa de roubo, o agente de segurança reagiu e disparou contra os suspeitos. O adolescente, identificado como Nathanael, foi atingido e morreu próximo às bombas de abastecimento, enquanto o comparsa conseguiu escapar.

A tia do adolescente, ao falar com a equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza, contou que Nathanael estava em casa, quando recebeu o convite do amigo para realizar o que chamaram de uma “parada” no posto. 

Apesar dos alertas da família para que não saísse, ele aceitou o convite. A parente revelou ainda que o jovem tinha passagens pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) por receptação, mas que estava prestes a começar a trabalhar com o tio, na próxima segunda-feira (23).

O posto de combustíveis em questão já havia sido alvo de pelo menos três assaltos anteriores. As polícias Civil e Militar se dirigiram ao local para realizar os primeiros levantamentos e preservar a cena do crime, para a chegada da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O simulacro de arma usado pela dupla foi apreendido.

Com informações do Portal GC Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário