Este é o primeiro ataque norte-americano ao país árabe desde a ofensiva de Israel.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país atacou instalações nucleares iranianas neste sábado (21). Este é o primeiro ataque norte-americano ao país árabe desde a ofensiva de Israel.
“Concluímos com muito sucesso nosso ataque as três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan. Todos os aviões já estão fora do espaço aéreo iraniano”, disse Trump pelas redes sociais.
Fordow é instalação nuclear secreta do Irã que fica ao sul de Teerã. Ela é construída de forma a resistir ataques aéreos e a suspeita é que mesmo as bombas mais potentes dos Estados Unidos, como a GBU-57, não seriam suficientes para destruir a instalação em uma única tentativa. Segundo o Irã, o local foi projetado para proteger seu programa nuclear civil contra ameaças externas.
Na quarta-feira (18), o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, tinha dito que qualquer ataca dos Estados Unidos teria “consequências sérias e irreparáveis”. Na quinta-feira (19), a Casa Branca chegou a dizer que Trump decidiria em até duas semanas se entraria no conflito.
“Com base no fato de que há uma chance substancial de negociações que podem ou não ocorrer com o Irã em um futuro próximo, tomarei minha decisão de ir ou não nas próximas duas semanas”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Com informações do portal R7
Trump após ataque: “Haverá paz ou uma tragédia muito maior”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu ao Irã a escolha entre “paz ou tragédia” após o bombardeio americano de três instalações nucleares em solo iraniano realizado neste sábado (21), e insistiu na capacidade de Washington de atacar novos alvos se “a paz não chegar rapidamente”.
– Isso não pode continuar. Haverá paz ou uma tragédia para o Irã muito maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias – advertiu Trump em um breve discurso à nação na Casa Branca, acompanhado pelo vice-presidente, J.D. Vance; o secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário de Defesa, Pete Hegseth.
Trump lançou uma advertência, garantindo que “ainda há muitos alvos após esta noite”.
– Se a paz não chegar logo, perseguiremos esses outros alvos com precisão, rapidez e habilidade; a maioria deles pode ser eliminada em questão de minutos – declarou ele na Casa Branca duas horas depois de anunciar os ataques, que tiveram como alvo o programa de enriquecimento nuclear do Irã.
INSTALAÇÕES DESTRUÍDAS
Segundo Trump, as principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã — Isfahan, Natanz e Fordow — foram completamente destruídas no ataque. A instalação de Fordow, localizada a cerca de 100 quilômetros ao sul de Teerã, é considerada a mais importante do programa nuclear iraniano.
O presidente americano elogiou o Exército de seu país pela missão realizada e garantiu que nenhum outro no mundo poderia ter conseguido. Ele enfatizou que, juntamente com Israel, e especialmente com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, foi possível avançar “para erradicar essa terrível ameaça a Israel”.
Os Estados Unidos vinham avaliando há vários dias se deveriam ou não se juntar aos bombardeios de Israel contra o Irã, no contexto do atual conflito entre os dois países. Nesse contexto, as Forças Armadas americanas já haviam mobilizado vários componentes de seu colossal arsenal no Oriente Médio, incluindo porta-aviões, caças e bombardeiros.
Fonte: EFE


Nenhum comentário:
Postar um comentário