Mais uma morte provocada por acidente de moto foi registrada no município de Parambu.
O jovem Leones Pinheiro Gonçalves, 23 anos, estava internado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), na cidade de Quixeramobim, desde o dia 17 de maio.
Ele pilotava uma motocicleta e colidiu em um muro, na localidade de São Gonçalo, zona rural do município de Pimenteiras-PI.
Ao dar entrada no Hospital de Parambu, foi diagnosticado um traumatismo craniano encefálico e em seguida a equipe médica transferiu o paciente, que não resistiu.
Leones era filho do casal, Gorete e do Leandrinho, residente na localidade de São Gonçalo.
Com informações do repórter: Lenno Barbosa.
Com o rim sendo o órgão mais demandado, Brasil registrou recorde de transplante em 2024
![]() |
| Foto Thiago Gadelha/ SVM |
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, mostra que o Brasil bateu recorde de transplantes em 2024. Foram 30,3 mil procedimentos no ano passado, um aumento de 5,5% em relação a 2023, quando foram feitos 28,7 mil.
Apesar do aumento, o País ainda tem 78 mil pessoas aguardando na fila por um órgão.
Em 2024, foram contabilizados 4.086 doadores efetivos, abaixo dos 4.129 registrados em 2023.
“Nosso foco é reduzir a renúncia de doação pela família”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acrescentando que atualmente há uma recusa de 45% das famílias no tocante à doação de órgãos.
Mais de 90% dos transplantes são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os principais procedimentos realizados foram transplantes de córnea (17.107), rim (6.320), medula óssea (3 743) e fígado (2.454). Os demais não foram discriminados pelo ministério.
Com informações do Ceará Agora.
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário