Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Governador do Ceará autoriza início das obras de trecho da Transnordestina entre Itapiúna e Baturité

 


Foto Divulgação/Governo Federal
O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, nesta quinta-feira (5), ordem de serviço para o início das obras do lote 8 da ferrovia Transnordestina. O trecho, que liga Itapiúna a Baturité, em uma extensão de 46 quilômetros (km), conta com um investimento aproximado de R$ 1 bilhão.

O novo trecho passa por Quixadá (10,5 km), Itapiúna (21 km), Capistrano (12 km) e Baturité (2,5 km). O projeto prevê a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível, com previsão de início das obras em até 45 dias após a assinatura do contrato. A expectativa é de que sejam gerados de 800 a 1.000 empregos diretos e até 3 mil indiretos.

Após a construção do oitavo trecho, restarão os lotes 9 – entre Baturité e Aracoiaba – e 10 – entre Aracoiaba e Caucaia. O lote 11, que liga Caucaia ao Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, teve ordem de serviço assinada no último mês de janeiro.

O momento, além do chefe do Executivo, contou também com as presenças de integrantes do Governo Estadual, de prefeitos do Maciço, do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e do presidente da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), Tufi Daher Filho.

Durante a solenidade, realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Clemente Olintho Távora Arruda, Elmano destacou o crescimento econômico que a ferrovia pode levar para o Maciço do Baturité. “Essa cidade [Baturité], lá atrás, foi uma grande produtora de café. A nossa estação ferroviária era um ponto de encontro e de negócios”, lembrou.

Com informações do Sitd Opinião CE.

Mãe e filha estão entre os mortos em acidente entre ambulância e caminhão, no interior do Ceará

Foto: Divulgação/CBMCE
A colisão frontal entre uma ambulância e um caminhão que deixou quatro mortos em Itapipoca, no Interior do Ceará, tem entre as vítimas mãe e filha. Rita de Cássia Teles Rosa e Meire Teles Freitas estavam na ambulância, junto às outras pessoas mortas no acidente, ocorrido na BR-402 por volta das 5h15 desta quinta-feira (5). 

A terceira mulher morta na colisão era esposa de um dos homens que também estava ambulância, mas foi socorrido e sobreviveu. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele apresentou uma fratura no braço. As mulheres estavam na parte traseira do veículo e foram arremessadas para fora.

O motorista da ambulância também faleceu. No caminhão, estavam o condutor e duas pessoas, que saíram ilesos. A ambulância vinha da cidade de Marco e transportava cinco ocupantes, dois homens e três mulheres, para Fortaleza.

O condutor do caminhão disse à reportagem da TV Verdes Mares que a ambulância vinha em "zigue-zague" pela pista, e, na tentativa de sair do caminho, ele levou o veículo para fora estrada, mas não conseguiu evitar o choque.

Por meio das redes sociais, a Prefeitura de Marco publicou uma nota de pesar pela colisão. "Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos das vítimas, expressando nossas mais sinceras condolências", diz o texto.

Motorista de caminhão submetido ao bafômetro

Equipes da PRF, e das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para acompanhar a ocorrência.

Segundo as autoridades, o motorista do caminhão foi submetido ao teste do etilômetro, que resultou negativo para a presença de álcool. Além dele, estavam mais duas pessoas no veículo, que saíram ilesas

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário