Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Barbalha: Pau da Bandeira de Santo Antônio é hasteado no Largo da Matriz

 

Neste ano, o protagonista do cortejo foi um tronco de jatobá com 23 metros de comprimento, 1,5 metro de diâmetro e peso estimado em cerca de 3 toneladas, retirado do Sítio Flores, na zona rural de Barbalha.
Bruna Santos
Foto: Guto Vital / Portal Miséria.

Com a presença de milhares de devotos, visitantes e foliões, o tradicional Pau da Bandeira de Santo Antônio foi hasteado por volta das 19h deste domingo (1º), em Barbalha. O momento é considerado o ponto alto das celebrações em homenagem ao padroeiro do município e marca a abertura oficial do ciclo festivo.

Neste ano, o protagonista do cortejo foi um tronco de jatobá com 23 metros de comprimento, 1,5 metro de diâmetro e peso estimado em cerca de 3 toneladas, retirado do Sítio Flores, na zona rural do município. Carregado por dezenas de pessoas, o tronco percorreu aproximadamente seis quilômetros, do Sítio Roncador, onde ficou por 15 dias, até o Centro Histórico da cidade.

A programação começou logo cedo, com alvorada e apresentações de grupos folclóricos. À noite, a festa seguiu com shows musicais. Segundo a Secretaria de Cultura de Barbalha, cerca de 350 mil pessoas passaram por Barbalha somente neste domingo. 

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as festividades seguem até o dia 13 de junho, unindo religiosidade, identidade popular e cultura.


Idoso morre no HRC em Juazeiro dias após queda de moto na Rodovia Padre Cícero

 

“Mussum” morreu na madrugada deste domingo.
Demontier Tenório    site miséria
*

Mais uma morte em decorrência de acidente de trânsito em Juazeiro do Norte. Por volta de uma hora da madrugada deste domingo (01) o agricultor José Alves dos Santos, de 61 anos, o “Mussum”, morreu no Hospital Regional do Cariri. Ele residia no Sítio Taquari na zona rural de Juazeiro e, na tarde do último dia 8 de maio, foi encontrado por populares agonizando num matagal ao lado de sua moto às margens da Rodovia Padre Cícero na Palmeirinha. O mesmo foi socorrido e morreu 24 dias depois no HRC.

Esta foi a primeira vítima fatal em acidente de trânsito no mês de junho no Juazeiro e a 20ª do ano no município ou 59% em relação às 34 registradas ano passado. A última deste ano tinha acontecido quarta-feira (28) quando o corretor de imóveis Francimar Cunha Felipe, de 44 anos, o “Mamazo”, que residia no bairro Vila Fátima, morreu na CE-292 no bairro Aeroporto. Ele pilotava sua moto quando houve a colisão numa ambulância da Secretaria de Saúde de Missão Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário