Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Mais de 145 quilos de pasta base de cocaína são apreendidos em forro falso de caminhão em rodovia, no interior do Ceará

Foto Divulgada
Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar apreendeu 145,5 quilos de pasta base de cocaína no forro falso de um caminhão na BR-226, em Crateús, no interior do Ceará, na noite desta última terça-feira (10). Dois homens foram presos. 

Conforme a PRF, investigações identificaram que a droga estava sendo transportada em um caminhão-baú de pequeno porte que saiu do Amazonas com destino à capital cearense, escoltado por um carro que trafegava à frente para alertar sobre possíveis fiscalizações.

No quilômetro 326 da BR-226 os agentes abordaram os dois veículos. Inicialmente, os policiais encontraram alguns colchões no baú do caminhão, mas durante uma fiscalização minuciosa foram localizados 120 tabletes de pasta base de cocaína no forro do automóvel.

Dois homens, de 39 e 33 anos, naturais de Guaraciaba do Norte (CE), que estavam conduzindo os veículos, foram presos em flagrante e encaminhados a Delegacia de Crateús, onde foram autuados por tráfico de drogas. Eles chegaram a alegar que desconheciam a presença do entorpecente.

Com informações do G1 Ceará.

Ceará tem a maior taxa de homicídios do Brasil em 2024

Foto SSPDS/Reprodução
O Ceará é o estado com a maior taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes em 2024. O dado é do Mapa da Segurança Pública 2025, divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O levantamento também aponta que Fortaleza foi a terceira cidade com maior número de homicídios dolosos em 2024, ficando atrás apenas dos números registrados nas cidades do Rio de Janeiro e Salvador.

O número absoluto de homicídios dolosos teve um aumento de 9,85% no Ceará: era 2.893 em 2023 e subiu para 3.178 em 2024. Com isso, o Ceará foi o quarto estado com maior número de homicídios no ano passado.

Conforme o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, os dados fazem parte dos diagnósticos da pasta e representam uma preocupação.

“A gente precisa envidar todos os esforços no sentido de reduzir essa violência, principalmente que ocorre entre essas organizações criminosas. Tenho contato com todo o apoio por parte do governador do Estado, no sentido de dar instrumentos, equipamentos, recursos humanos para as forças policiais”, afirmou em entrevista à TV Verdes Mares.

O secretário também afirmou que, nos primeiros meses de 2025, o Ceará teve uma redução nos homicídios em 17,7%.

“Sabemos que o número absoluto ainda é alto, mas a gente, para reduzir, tem que ter uma estratégia e tem que começar essa redução. Esse dado realmente faz parte dos nossos diagnósticos e [é] uma preocupação no sentido de reduzir e de tirar o Ceará dessa situação que, para a gente, é uma situação incômoda. E a gente vai lutar com todas as forças para proteger o nosso cidadão e ter números menores do que esse”, complementou.

Com informações do G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário