Web Radio Cultura Crato

sábado, 6 de abril de 2024

Em Iguatu, Lula recebe ‘gibão cearense’ criado por Espedito Seleiro como presente do governador do Ceará

 

Foto Aurélio Alves
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um gibão – vestimenta de couro usada tradicionalmente por vaqueiros –, do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), durante visita oficial ao Estado, nesta sexta-feira (5). Nomeado de “paletó cearense” pelo gestor, a peça foi feita pelo artista cearense Espedito Seleiro.

Lula veio ao Ceará para a assinatura da ordem de serviço para construção do Ramal do Salgado, no distrito de Suassurana, em Iguatu, no Centro Sul do Estado. Além do governador, o ministro da Educação Camilo Santana, o prefeito do Iguatu, prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, e outras autoridades locais e nacionais estiveram presentes.

"O dia de hoje é de muita gratidão e, para que o presidente Lula possa retornar à Brasília lembrando com mais carinho do Ceará, eu queria lhe entregar algo que é da nossa tradição, desse povo guerreiro e lutador", pontuou Elmano de Freitas.

Ao trocar o terno pelo gibão, Lula posou para fotos e precisou do apoio da primeira-dama, Janja Lula da Silva, para retirar a veste. “Gente, o companheiro que trabalha com um gibão desse merece receber adicional de insalubridade, porque pesa”, brincou o presidente. A peça branca é ornamentada com os formatos reconhecidos como obra do artesão cearense.

No sertão, o gibão era comumente usado por vaqueiros como uma proteção ao entrar nas matas. A peça virou um dos símbolos nordestinos

Com informações do Diário do Nordeste.

Familiares e amigos realizam homenagens aos jovens tauaenses mortos em acidente de trânsito

 

Familiares e amigos dos jovens tauaenses, Roberta Feijão Teixeira Vital e Rhuan Gomes Cavalcante, que morreram em grave acidente na noite do último domingo (31), na BR-116, na região metropolitana de Fortaleza, a altura do município de Cascavel, realizarão uma cerimônia de homenagem aos primos neste sábado (6), a partir das 16h no Auditório do Parque da Cidade, em Tauá.

As mortes dos jovens universitários chocaram o povo cearense e especialmente as famílias tauaenses.

A orientação para quem desejar participar da homenagem é que usem roupas claras.

As famílias ainda não repassaram informações oficiais sobre a liberação dos corpos e sepultamento de Roberta e Rhuan.

Com informações do Blog do Wilrismar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário