Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Após aprovação da Aneel, contas de luz do Ceará vão ficar em média 2,81% mais baratas

 

É a primeira redução na tarifa de energia do Ceará desde julho de 2022
Cícero Dantas  Foto: Thiago Gadelha https://www.miseria.com.br/

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma redução média de 2,81% nas contas de energia elétrica do Ceará. A redução foi aprovado nesta terça-feira (16)  e vai atender cerca de 3,9 milhões de unidades consumidoras nos 184 municípios cearenses. A redução valerá a partir do dia 22 de abril.

A diminuição do valor da tarifa afeta tanto clientes residenciais quanto os clientes de média e alta tensão. Para consumidores de alta tensão (consumo empresarial), haverá uma queda de 2,10%. Já para os de baixa tensão (consumo residencial), o abatimento será de 3,03%.

A Aneel utiliza uma série de índices para calcular quanto a energia deve custar, como os encargos setoriais, custos de transmissão de energia, custos de compra de energia, custos na distribuição, entre outros. É a primeira vez desde 2022 que é anunciada uma redução na tarifa de energia do Ceará.

De acordo com a Enel Ceará, a redução na conta de energia no Ceará será possível, principalmente, pela queda nos custos com a compra de energia e pela variação negativa de 4,63% no Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), que é uma espécie de “índice oficial de inflação” voltado para o mercado.

A Enel esclareceu, ainda, que parte dos custos das contas de energia não é gerenciada pela empresa, como impostos, encargos setoriais e custos de geração e transmissão de energia. “As tarifas são definidas pela agência reguladora, a Aneel, com base em leis e regulamentos federais“, detalhou.

Pai e filha morreram em Caririaçu após colisão moto/caminhão na Rodovia Padre Cícero

 P

Acidente de trânsito na tarde desta terça-feira em Caririaçu resultou nas mortes de pai e filha
Demontier Tenório https://www.miseria.com.br/ (Foto: Reprodução)

"Fogão" e sua filha Josefa morreram após acidente em Caririaçu

Acidente de trânsito na tarde desta terça-feira em Caririaçu resultou nas mortes de pai e filha. Foi por volta das 15h30min na Rodovia Padre Cícero que liga Juazeiro àquele município. Antonio José Gomes, de 54 anos, conhecido por “Fogão”, por ter trabalhado no conserto de fogões, morreu no local mais precisamente na Vila 2000 em Caririaçu já perto da divisa com Juazeiro. Os dois residiam na Rua Antonio Soares de Oliveira no Conjunto Prefeito Edmilson Leite em Caririaçu.

Ele pilotava sua moto conduzindo a filha Josefa da Silva Gomes, de 31 anos, na garupa a qual morreu cerca de meia hora depois no Hospital Regional do Cariri (HRC) para onde foi socorrida. A colisão foi num caminhão do Grupo Ibiapina com sede em Aquiraz, cujo motorista trafegava na direção de Juazeiro. “Fogão” sofreu politraumatismo e morreu no leito da CE-060 e filha socorrida pelo SAMU em estado grave. Ele trabalhava como vendedor dos produtos da Fortcap e sua moto ficou muito estragada. O mesmo já tinha se envolvido em dois graves acidentes e escapou, sendo um deles com a própria Josefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário